As polícias Civil e Militar desencadearam na manhã desta sexta-feira (28), a 2ª fase da Operação Capina, visando a repressão ao tráfico e associação para o tráfico de drogas, em Santana da Vargem.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo oito em Santana da Vargem, um na zona rural de Coqueiral e dois em Varginha. Em uma casa no Centro, um rapaz de 27 anos foi preso em flagrante. No imóvel deste alvo, já identificado como traficante, foram encontradas porções de maconha e apetrechos próprios de venda. Segundo o delegado Gustavo Gomes, isto justificaram a prisão dele em flagrante.

Na ação de hoje, que visava mais o braço financeiro do grupo e vendedores não abordados na primeira fase, foram recolhidos diversos aparelhos celulares que possibilitarão o avanço das investigações.

 

Organização criminosa domina a venda de drogas 

As investigações que ocorrem há 10 meses revelaram a existência de uma verdadeira organização criminosa em Santana da Vargem que tinha como objetivo dominar o comércio de droga na cidade, em especial o recebimento e a distribuição. O grupo inclusive se vale de violência contra usuários mal pagadores e desafetos. “Ficou claro na investigação que o objetivo era montar uma força paralela a partir do comércio de drogas”, acrescentou o delegado.

O grupo criminoso se apresenta estruturado com líderes, tesoureiros, gerentes, vendedores, olheiros e soldados. Até o momento na investigação, existem pelo menos 20 já pessoas identificadas, entre adultos e adolescentes. Os envolvidos podem responder inclusive por corrupção de menores.

Ao longo das investigações vários dos membros foram abordados e presos com drogas. Na 1ª fase da Operação Capina, em março deste ano, foi apreendido armamento (uma pistola 380 e duas carabinas artesanais), além de mais de 100 munições dos calibres 380, 28 e 12, que demonstra a periculosidade dos envolvidos.

A Operação Capina empenhou um efetivo de 40 policiais, entre civis e militares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here