Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

O povo católico celebrou nesta quinta-feira (08), a festa de Corpus Christi e retomou as tradicionais procissões pelas ruas da cidade que foram enfeitadas com os materiais diversos materiais. Em demonstração de solidariedade, as três paróquias de Três Pontas, arrecadaram cestas básicas para atender as famílias carentes.

O primeiro horário de celebração, foi no Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda, no Centro e a missa presidida pelo vigário paroquial padre Márcio Paulino Arantes Júnior. No evangelho deste dia especial na história da Igreja, um trecho chama a atenção para a importância das pessoas se alimentarem do pão vivo. “Eu sou o pão vivo descido do céu, quem comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei, é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Quem acordou cedo, se aprontou para chegar na Igreja, é porque foram buscar o Cristo.  Diante de todas as dificuldades que passamos na vida, Deus está sempre presente. Diante de tudo que passamos na nossa vida, nada melhor que virmos a esta mesa e nos alimentar do pão descido do céu, que ouvimos no Evangelho, que explica que não se trata de algo qualquer, mas do seu próprio corpo e seu sangue. “Participar da eucaristia e ser alimentado pelo Cristo na nossa vida, consiste em justamente termos a força necessária para darmos a continuidade na nossa vida com a cabeça erguida, porque Deus está conosco. Se eu ando distante deste projeto que Deus tem para a nossa vida, para nos alimentar, quando eu não alimento como diz nutrólogos e nutricionistas eu vou perdendo as forças e o animo e deixando me curvar diante das coisas que não representam absolutamente nada. Quem acorda cedo e vai para o cafezal apanhar café, sabe que é preciso se alimentar bem. Quando vai dando a hora do almoço e a fome aperta, sabe que é preciso se alimentar para colher o que precisa. Os pedreiros que carregam latas de concreto para encher a laje, também sabem disso. As crianças que vão para a escola sabe que precisam se alimentar para ter forças para pensar, raciocinar e estudar. Os trabalhadores e não trabalhadores, sabem que precisamos nos alimentar para não ficarmos desnutridos. Agora porque existe uma dificuldade tão grande em vir à Igreja e se alimentar de Jesus?”, questionou padre Márcio durante a homília.

O feriado religioso de Corpus Christi, celebra solenemente o mistério da eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Os trespontanos acordaram cedo e ornamentam as ruas com tapetes feitos de tecidos. Portas, janelas e faixadas de residências também foram enfeitadas e altares com imagens foram sendo reverenciados ao longo do trajeto da procissão. Na manhã fria, os corpos foram esquentando ao longo da caminhada, com orações e cânticos.

Nas paróquias Nossa Senhora D’Ajuda e Nossa Senhora das Graças as comemorações foram todas de manhã, além das celebrações nas comunidades urbanas e rurais. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a missa foi presidida na Igreja do Sagrado Coração de Jesus no bairro Santa Edwirges e percorreu as maiores ruas dos bairros em direção a Matriz. No caminho, os moradores rezavam e pediam a proteção para o corpo e a alma.

Alimentos arrecadados serão distribuídos às famílias carentes cadastradas nas paróquias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here