No dia 1º de setembro, a Equipe Positiva esteve em Santana da Vargem para uma entrevista com o prefeito José Elias Figueiredo (Zé Elias). Durante a conversa, o prefeito explicou que a administração pública vem passando por uma recessão financeira há meses, o que dificulta o trabalho da prefeitura.

Por isso, ele considera importante informar a população sobre essa situação, por prezar por uma administração transparente, ética e próxima ao povo.

O prefeito falou ainda sobre a reunião com as prefeituras da região, que aconteceu em Três Pontas, para discutir a recessão enfrentada não só pela prefeitura de Santana da Vargem, mas por todas as cidades da região, já que os repasses caíram. As prefeituras de Minas Gerais protestaram nesta quarta-feira (30), com paralisação, contra a perda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que estaria sendo afetado por decisões tomadas pelo Governo Federal e pelo Congresso Nacional, como a elevação na faixa de isenção do Imposto de Renda e com o aumento das despesas em custeio e pessoal, provenientes de uma série de reajustes aprovados neste ano. Cerca de 440 municípios de Minas estão aderindo a esta paralisação.

Zé Elias destacou que houve uma queda de cerca de 30% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que significa uma perda considerável no poder de investimento da prefeitura. Porém, ele tranquilizou a população ao afirmar que não atrasaram o pagamento de fornecedores e salários dos funcionários, mas que algumas despesas corriqueiras estão sendo administradas com organização.
O prefeito explicou que, caso falte dinheiro, a administração estará preparada, já que estão trabalhando com organização e cortando despesas possíveis. Ele também pontuou que não estão demitindo pessoas e que estão segurando apenas o necessário. Além disso, destacou que a cidade terá uma semana da cultura agendada, com gastronomia, música e ações programadas dentro da Secretaria de Cultura, que tem seu próprio orçamento.

Câmeras de segurança 

Outro ponto abordado na entrevista foi o monitoramento por câmeras de segurança, que ajudam a proteger e dar segurança para a população. A ação, realizada pela Secretaria de Administração juntamente com o serviço de inteligência da Polícia Militar, permitiu a identificação de um veículo roubado que foi capturado em um desmanche irregular em Boa Esperança. O prefeito enfatizou que o objetivo do monitoramento feito por mais de 200 câmeras, não é vigiar pessoas, mas sim garantir a segurança da população e proteger prédios públicos.

Para conferir a entrevista completa com o prefeito Zé Elias, acesse nossa live no perfil da Equipe Positiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here