Doença pode levar a internação e a morte,mas pode ser evitada com dose da vacinação, disponível nos postos de saúde

A baixa procura dos grupos prioritários pela vacina contra a gripe tem preocupado faz a Secretaria de Saúde chamar a atenção das pessoas, principalmente aquelas que fazem parte do grupo prioritário, a procurar uma unidade de saúde e se imunizar. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos 90%, mas Três Pontas está longe de atingir este percentual. A gripe é uma doença viral aguda, do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Ela pode em alguns casos apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos.

As doses contra a gripe estão disponíveis nas salas de vacinas até o próximo dia 03 de junho. Existe a possibilidade da campanha ser prorrogada, mas segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Lara Miranda Silva, a decisão de dar mais uma oportunidade para esses grupos serem vacinados primeiro, neste caso, é do Ministério da Saúde, mas ainda não sabemos se isto irá ocorrer, como ocorreu no ano passado.

Fazem parte do grupo prioritário – idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores, gestantes, portadores de comorbidades que tenha relatório médico que comprove, profissionais da segurança pública, caminhoneiros e profissionais de transportes coletivos. Além disso, é bom dizer que os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos, também estão na lista de prioridade para a vacinação contra o Sarampo.

Em Três Pontas, as salas de vacinas da Policlínica, PSF Dr. Odilon no Delvo Correa, Catumbi, Vila Marilena (no bairro Morada Nova), funcionam de 8:00 as 17:00 horas. Já no Centro de Saúde do bairro Santa Edwirges e no PSF Dr. Oscar é apenas de 8:00 as 12:00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here