Na foto, a inauguração da quadra da Escola Cônego Victor

 

Ainda era de manhã quando a comitiva de agentes políticos e servidores chegaram nesta terça-feira (04), para inaugurar a quadra poliesportiva da Escola Municipal João de Abreu Salgado.

O estabelecimento educacional atende atualmente 91 alunos da zona urbana e rural. Foi criada em março de 1963, mas o Decreto de criação foi em maio do mesmo ano, data que o Governo de Minas Gerais contempla o município a receber uma escola estadual de 1º grau, de 1ª a 4ª série, mas foi municipalizada em 1º de janeiro de 1998.

O espaço esportivo leva o nome de Maria de Fátima dos Reis Mendonça. Ela era natural de Jesuânia (MG) e com apenas 17 anos iniciou sua carreira no magistério. Em 1983 se casou com José Carlos de Mendonça e se mudou para Três Pontas. Em 1984 iniciou sua linda história na Escola Estadual Professor João de Abreu Salgado, onde foi professora, vice diretora e diretora, atuando por quase 30 anos. A mãe da Thais e Talita sempre foi considerada uma mãe com amor incondicional, para as filhas e seus alunos. Ela deixou a vida terrena em 17 de março de 2013, deixando grande saudade, principalmente pelo seu carinho e paciência.

A tarde, foi a vez de descerrar durante cerimônia na Escola Municipal Cônego Victor, a placa inaugural da quadra poliesportiva Francilene Gonçalves “Lelê”.

A homenageada na Escola Cônego Victor, foi também uma professora que ocupou com destaque as salas de aulas. A popular “Lelê” como era chamada lecionada para alunos do ensino fundamental. Tinha uma relação maternal com os alunos, porém, sempre mantendo o princípio da autoridade, não autoritária. Apta aos desafios, ela gostava de trabalhar com estudantes que apresentavam dificuldades escolares. Mãe da Isabela, que veio ao mundo em 2005, Francileni morreu em março de 2019, aos 44 anos, vítima de um Acidente Vasculhar Cerebral (AVC), que a deixou entre a vida e a morte.

A Escola Municipal Cônego Vitor é uma das mais tradicionais escolas, criada em fevereiro de 1921, completou 102 anos em 2023, mas foi municipalizada em janeiro de 1998, passando Escola Estadual para Escola Municipal. Atualmente atende 500 alunos, distribuídos em três turnos, sendo do 1º ao 5º anos do ensino fundamental anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila, o secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Maycon Douglas Vitor Machado e o vice prefeito Luis Carlos da Silva destacaram a qualidade do ensino e das condições das escolas da rede municipal em Três Pontas. Eles focaram na importância dos investimentos que a atual gestão tem feito para a melhoria do ensino. De manhã, o deputado estadual Mário Henrique “Caixa” participou da inauguração na Escola João de Abreu e enalteceu os avanços no setor.

As duas inaugurações fazem parte da programação do aniversário de 166 anos de Três Pontas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here