O Cissul/Samu realizou a entrega de 30 novas ambulâncias para atender aos municípios em suas bases descentralizadas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre as cidades beneficiadas está Três Pontas que recebeu uma nova ambulância na lista dos 20 municípios que renovaram a frota. Outras 10 foram destinadas para ampliação das bases, do serviço 192 no sul de Minas.

A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (26), na sede administrativa e operacional do Cissul/Samu em Varginha e contou com a presença de diversas autoridades políticas e de saúde. Entre eles estavam o prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia, o de Santana da Vargem José Elias Figueiredo, de Coqueiral Rossano de Oliveira, de Boa Esperança Hideraldo Henrique Silva e de Ilicínea Nirlei Cristiani.

Os municípios que receberam ambulância para renovação de frota foram: Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Carmo do Rio Claro, Cambuí, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Cabo Verde, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas. Já as 10 cidades que estão ampliando o serviço são: Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira e Camanducaia.

Os prefeitos de Três Pontas, Ilicínea, Boa Esperança e Santana da Vargem, respectivamente Marcelo, Nirlei, Hideraldo e Zé Elias. Fotos: divulgação redes sociais Marcelo Chaves

A entrega das novas ambulâncias ocorreu com o apoio do Governo de Minas, em articulação com o Ministério da Saúde (MS) e os municípios consorciados.

Os novos veículos resultarão no aumento da capacidade de atendimento do SAMU 192 nas 154 cidades do Sul de Minas, reduzindo o tempo resposta e proporcionando uma melhor assistência na região. São quatros regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2,6 milhões de habitantes.

De acordo com a consórcio, apenas no início de 2024, já foram atendidas mais de 370 mil ligações, executados mais de 70 mil atendimentos nas ruas, quase 4 mil transferências e quase 300 atendimentos no aeromédico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here