Fotos: Equipe Positiva

 

A adoção de hábitos saudáveis de vida ajuda a prevenir uma série de doenças. Elas são consequências das escolhas e hábitos. Por isto, um acompanhamento preventivo é fundamental. É o velho ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”.

Foi neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Pontas promoveu durante toda a manhã desta quinta-feira (08), o “Saúde na Praça”. Na Praça Cônego Victor, profissionais de todas as áreas e setores e parceiros esticaram suas tendas embaixo de um sol forte para mostrar os serviços que são disponibilizados em toda a rede. Quem passou por lá, pode fazer teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de peso e altura, recebeu orientações de higiene pessoal e bucal, agendou exames como preventivo e conheceu o trabalho realizado com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e pode fazer atividades.

O famoso Zé Gotinha estava presente e até o temido Aedes aegypti apareceu por lá, mas para mostrar que ele não pode ir para a casa das pessoas, pois transmite várias doenças. Teve pipoca, algodão doce e é claro que não poderia faltar água geladinha, tratada e servida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Prefeito falou com as pessoas na Praça ao lado da secretária de Saúde e agradeceu empenho da equipe 

O prefeito Marcelo Chaves Garcia falou com a turma na Praça e destacou a preocupação com a prevenção à saúde das pessoas. Diante das dificuldades que enfrentou para administrar em 2018, com a diminuição de recursos, a maior delas foi manter os serviços e atendimentos da saúde funcionando. “A saúde é muito interligada entre Município, Governo Estadual e Federal. Se algum elo for quebrado, como aconteceu com o Estado, a população é que sente os reflexos disso”, justificou. Este ano a situação começou a melhorar e ele espera que se normalize.

Na visão da secretária municipal de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, é preciso mobilizar as equipes, ter apoio do setor privado, como a Unimed e o Sest Senat, para mostrar o que é oferecido à população. Um novo serviço que está sendo oferecido e a mulherada está adorando é o trabalho de um educador físico. Ele está realizando atividades físicas todos os dias de manhã, na Policlínica Municipal, para grupos de risco de diabéticos, hipertensos e pacientes obesos, incluindo crianças. Ele faz acompanhamentos e leva a turma para as praças da cidade. Na rede também há um fisioterapeuta que também atende nos PSF’s. A missão destes profissionais é prevenir doenças.

Mais serviços e exames

Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirões e intensificou a realização de exames. No Laboratório Municipal, houve mais hemogramas disponíveis. No Centro Integrado de Assistência à Mulher e a Adolescente (CIAMA) teve aumento em ultrassons. Dia 17 de agosto, a Med Center irá realizar mais ultrassons através de um convênio com a SMS. No mesmo dia, no CIAMA, a Secretaria dá a oportunidade às mulheres que tem dificuldade em ir ao médico durante a semana de aproveitar e realizar o preventivo em um mutirão, das 12:00 as 18:00 horas. Na oftalmologia, além das consultas já agendadas e de urgência, outras 33 novas estão sendo realizadas ao longo do mês.

A secretária de Saúde Tereza Cristina, anunciou que começa no mês que vem, em setembro, o mutirão de cirurgias ortopédicas eletivas, aquelas que não são de urgências, mas precisam ser realizadas e vão diminuir a fila de espera.

 

COMPARTILHAR