Fotos: Arquivo EP

 

O Suporte Aéreo Avançado de Vida, completou nesta quinta-feira (28), seis anos de atuação no Sul de Minas. O helicóptero chamado “Arcanjo”, que é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Minas Gerais do CISSUL/SAMU e da 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Varginha do Corpo de Bombeiros, realiza atendimentos pré-hospitalares em casos de urgências e emergências e atua na logística de captação de órgãos na região.

O helicóptero multimissão tem, em seu interior, equipamentos portáteis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A aeronave é capaz de levar, em cada atendimento, seis profissionais, entre eles, por parte do SAMU, um médico e um enfermeiro, e, pelo Corpo de Bombeiros, um piloto, um co-piloto e dois tripulantes.

Durante esses 6 anos, foram mais de 1.200 atendimentos em 153 municípios, mais de 250 na regional de Saúde Pouso Alegre, mais de 600 nas cidades da regional de Varginha e os demais nas regionais de Alfenas e Passos. Sendo que somente em 2021 foram mais de 180 atendimentos. Em Três Pontas, foram feitas mais de 20 chamadas para atender aos mais diversos casos. O secretário Executivo do Consórcio Jovane Ernesto Constantini (foto), deixou em um vídeo os agradecimentos a todos que atuam seja no Corpo de Bombeiros ou no Consórcio.

A Equipe Positiva acompanha o trabalho desde a implantação do serviço na região. Em abril de 2016, anunciamos que o “Arcanjo 02”, já estava em Varginha. Inicialmente destinado ao treinamento da equipe do 9º Batalhão de Bombeiros Militar. A Aeronave é um modelo ‘Esquilo AS 350 B2’.

No fim do mesmo mês, o governador Fernando Pimentel (PT) esteve em Varginha e inaugurou a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Foi firmado um termo de descentralização de crédito orçamentário de R$ 4,2 milhões. O valor foi dividido em repasses mensais de R$ 38,5 mil reais.

Em agosto do mesmo ano da implantação, o Arcanjo do Corpo de Bombeiros transferiu para o Hospital Alzira Velano em Alfenas, uma menina de 10 anos vítima de atropelamento. Micaeli Aparecida Lopes estava em observação no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e sofreu um corte na testa provocado por uma pancada na cabeça. Consciente, conversando e sem a necessidade de qualquer aparelho, a garotinha foi levada, pela ambulância do SAMU do PAM para o Estádio Municipal Ítalo Tomagnini. Lá a aeronave com a equipe médica já a aguardava para a transferência.

Em novembro de 2016, a Aeronave sobrevoou o município e desceu novamente no Estádio Ítalo Tomagnini. A equipe já era aguardada pela Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com um rapaz de 32 anos, vítima de um disparo de arma de fogo enquanto jogava futebol em uma quadra no bairro Santa Edwirges. Ele foi socorrido e estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco de Assis. Danilo Mendonça Silva foi transferido de helicóptero para o Hospital da cidade de Itajubá. Colegas de trabalho e familiares se uniram em oração ao lado da aeronave no estádio.

O Arcanjo pousou também no pátio da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis em março de 2019. Uma menina de apenas cinco anos, vítima de um acidente na rodovia MG 167, entre Três Pontas e Santana da Vargem, foi levada para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI), do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. A garotinha havia sofrido uma lesão de coluna toráxica e uma contusão pulmonar, mas foi transferida conversando e estável. A menina estava com os pais e seu irmão de apenas três meses de vida, que não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. É que ele foi ejetado, depois que o veículo que a família estava caiu em uma ribanceira.

O Corpo de Bombeiros empenhou grande parte do seu efetivo, incluindo a Aeronave Arcanjo na busca incessante pelos primos de 11 e 17 anos, João Pietro Amaral e Henrique Daniel Fialho, que se afogaram e desapareceram no Lago de Furnas, na região da “Prainha”, zona rural de Três Pontas, em dezembro de 2019. O caso foi durante uma tarde de pescaria da família. Para cobrir uma área maior de buscas, durante vários dias, pela água, por terra ou pelo céu, o Arcanjo com seus profissionais a bordo não conseguiram encontrar os meninos. Apesar de um esforço que mobilizou e comoveu pessoas de vários lugares, 25 dias depois os corpos não foram encontrados e as buscas foram encerradas sem sucesso. Durante uma missa celebrada no local do afogamentos, os Bombeiros foram homenageados e tiveram o trabalho reconhecido pela família e amigos dos garotos.

O helicóptero Arcanjo em outubro de 2020, deu apoio a equipe do Corpo de Bombeiros que estava por terra, enquanto atendia a uma ocorrência de afogamento no Distrito do Pontalete. A aeronave permaneceu no local enquanto mergulhadores realizavam a busca da vítima. Um homem de 26 anos se afogou e morreu.

Renato Reis Silveira nadava em Elói Mendes com outro homem. Os dois atravessavam a represa, quando o amigo viu Renato pedir socorro e desaparecer em seguida. O corpo do rapaz foi encontrado, a aproximadamente 7 metros da margem oposta de onde ele havia entrado e a uma profundidade de cerca de 3 metros, já no Distrito do Pontalete.

Em março de 2021, o acho amento foi em Ilicínea, para atender a uma ocorrência envolvendo uma van de trabalhadores rurais de Três Pontas. Um dos trabalhadores morreu. O veículo perdeu os freios e bateu na traseira de um caminhão, que estava estacionado no Centro da cidade. Ao todo 8 pessoas ficaram feridas.

Já em junho de 2021, um bebê recém nascido precisou ser transferido do Hospital São Francisco de Assis em Três Pontas para o Hospital de Lavras. O bebê prematuro nasceu com 25 semanas de gestação de uma mãe de 26 anos. A gestante do bairro Jardim das Esmeraldas, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com um forte sangramento. A criança não resistiu e acabou falecendo ao chegar em Lavras. O helicóptero retornou a Três Pontas com o corpo da criança que foi entregue à família para o sepultamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here