Três Pontas está em festa e, para celebrar, dois grandes eventos culturais do município, os quais estão sendo preparados para presentear o público trespontano e de toda região: os 166 anos de emancipação política e administrativa de Três Pontas, o Festival Canto Aberto e a inauguração da nova sede do Conservatório Gileno Tiso. Ao todo serão 6 dias de muita música, cultura e shows atrelados a um importante marco para a comunidade musical de Três Pontas: após 35 anos, o Conservatório Gileno Tiso agora tem sua sede própria, e moderna, na Rua Barão da Boa Esperança para receber os mais de 600 alunos que passam por lá semanalmente.

A festa começa mesmo no dia 03 de julho, data do aniversário da cidade. Estudantes e profissionais da educação desfilarão na Praça Cônego Victor, a partir das 8:00, logo após o hasteamento das bandeiras em frente ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda.

No desfile, a história de Três Pontas será representada de várias formas. A abertura será feita pela Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro, certamente após um discurso do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) e de autoridades que estão confirmando presença no evento. Entre as escolas e creches, as fanfarras sempre dão um brilho especial, que este ano terá o grupo musical que vai homenagear os trespontanos executando canções em um repertório preparado pelo maestro Gabriel Brito “Bibi”. O polivalente além de ser o treinador de futebol de salão do time de Três Pontas, conquistando várias vitórias no esporte, ele coloca este ano, um outro time para brilhar, só que na Praça da Matriz. Ela se junta as fanfarras das escolas estaduais Deputado Teodósio Bandeira e Tancredo Neves, além da Banda da Apae e da Escola Coração de Jesus. A previsão é que o desfile termine por volta de 11:00 horas.

O Festival Canto Aberto acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, contemplando maravilhosas apresentações de artistas locais e nacionais, além da fase estudantil, com concursos de desenho livre, fotografia, produção textual e bandas.

No dia 4 de julho tem o Festival Estudantil, a partir das 19h30, os alunos das escolas locais se pautaram no tema “Nosso Patrimônio, Nossa Riqueza” para desenvolverem seus trabalhos. Jurados especializados em cada área irão escolher os desenhos, fotografias e produção de textos. As bandas das escolas se apresentarão no Palco do Festival Canto Aberto, reproduzindo importantes canções, homenageando os compositores trespontanos, como nosso patrimônio musical.

No dia 5, o Conservatório Municipal será inaugurado as 16:00 horas, na Rua Barão da Boa Espean e as 19:30, o show de Wagner Tiso e o Quarteto Sentinela.

No dia 6 de julho também acontecerão as apresentações da etapa local, quando serão definidas as 5 semifinalistas, que se apresentarão também no dia 8.

Dia 7 será a vez da etapa nacional, com 20 apresentações de músicos de várias cidades do país, com a definição das 10 semifinalistas, que também se apresentarão no dia 8.

Além da grande final da etapas local e nacional, no dia 6 o evento contará com o grande show do cidadão trespontano Pedrinho do Cavaco.

Para encerrar a final das etapas nacional e local, no dia 8 o palco do Festival recebe João Ormond e Banda.

A Praça da Matriz será palco também para a Tenda Cultural, com programações diárias e gratuitas, que terão início às 9h. Serão apresentações teatrais, musicais, de dança e muito mais.

Veja a programação

Dia 03 – 8:00 – Desfile Cívico – Praça Cônego Victor
Dia 04 – 19:30 – Festival Canto Aberto – Etapa estudantil de música
Dia 05 – 16:00 hs – Inauguração do Conservatório e as 19:30 hs – Show com Wagner Tiso e Quarteto Sentinela
Dia 06 –  19:30 – Festival Canto Aberto Etapa local e finais da etapa estudantil
Dia 07 – 19:30 – Festival Canto Aberto Etapa nacional e em seguida show do Pedrinho do Cavaco
Dia 08 – 19:30 – Festival Canto Aberto finais das Etapas Local e Nacional e em seguida show com João Ormond e Banda

Informações gerais

O Festival Canto Aberto é realizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas através da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, com o apoio de empresas da cidade, além da Sociedade Lira Trespontana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here