O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, 625 novas viaturas para 494 cidades mineiras. Os veículos, adquiridos por meio de emenda parlamentar dos deputados federais de Minas Gerais da última Legislatura (2015-2018), serão usados pela Polícia Militar para reforçar o policiamento e garantir segurança de qualidade a todo o estado de Minas Gerais. O valor total do convênio é de R$ 40,9 milhões. Três Pontas recebeu três viaturas novas e Santana da Vargem uma. Os três veículos vieram por indicação do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) e a de Santana da Vargem por intermédio do deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Com a presença de centenas de prefeitos e de deputados federais e estaduais, o governador ressaltou o trabalho desempenhado por sua gestão, mesmo em meio a dificuldades financeiras, e a prioridade dada às áreas estratégicas, como a Segurança Pública.

“Sou muito grato a todos os deputados federais que, neste momento de grande dificuldade do nosso Estado, estão dando essa contribuição tão grande para o setor de Segurança. Administrar sem recursos não é fácil e eu espero que essa seja a primeira de muitas ajudas que nós vamos receber. Temos tomado várias medidas que, tenho certeza, já no próximo ano, começarão a surtir efeito. É um trabalho sério, que exige disciplina, perseverança, mas nós daremos a volta por cima”, afirmou.

Ainda segundo Romeu Zema, os resultados obtidos por Minas Gerais nos primeiros meses deste ano com a queda dos índices de criminalidade são fruto de comprometimento do governo e das forças de segurança. “Temos conseguido fazer com que os índices de criminalidade sejam os mais baixos dos últimos 20 anos, então não é só dinheiro que resolve as coisas. Ele ajuda, mas o que resolve é essa vontade de querer mudar”, disse o governador.


Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

Na avaliação geral, dos 12 crimes monitorados pela Polícia Militar, por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã, 11 apresentaram queda no primeiro trimestre deste ano.

O número de roubos em Minas Gerais caiu 32% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 7.110 registros de roubos a menos nos três primeiros meses de 2019, o que significa a redução de 79 ocorrências por dia deste tipo de crime no estado. Já o total de vítimas de homicídios, importante indicador de violência, também diminuiu 16,2%, passando de 860 vítimas para 721 nos três primeiros meses deste ano.

Para o deputado federal e coordenador da bancada mineira na Câmara, Diego Andrade, Minas está demonstrando que, com união e trabalho, os resultados podem acontecer.

“Vamos dar as mãos, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, governador, todos nós, para mostrar para o mundo todo a força do nosso país e, em especial, um estado que sempre deu exemplo para o Brasil, que é Minas Gerais. Arrancar daqui esse exemplo de união e de trabalho porque esse país nosso tem muito a crescer. E só crescerá se Minas Gerais continuar mostrando o caminho, que é o de trabalho, união e realização”, disse.

COMPARTILHAR