Tenente Coronel Bianca, na foto, cumprimenta o novo comandante da PM de Três Pontas Capitão Rezende ladeado por Capitão Gomes que assumiu a Companhia Tático Móvel do Batalhão. Fotos: Hécio Rafael

 

Capitão Rezende que estava na 207ª Companhia de Tático Móvel do Batalhão em Varginha, está assumindo o comando da 151ª Companhia de Três Pontas, para onde foi designado Capitão Gomes que completaria 4 anos e um mês no município trespontano, nesta quinta-feira

A emoção ficou clara entre os capitães da Polícia Militar do 24ª Batalhão de Polícia de Varginha, que foram trocados de funções.

A cerimônia militar de troca de comando realizado no pátio da Companhia em Três Pontas, durante a manhã desta terça-feira (20) oficializou a ida do Capitão Júlio César Gomes Soares para a 207ª de Tático Móvel em Varginha e a vinda do Capitão Luiz Paulo Pereira Rezende, para o comando da 151ª Companhia PM, que abrange também o Pelotão de Santana da Vargem. Os discursos foram carregados de compromisso e gratidão por parte dos oficiais.

Policiais militares da região, membros de entidades, conselhos, autoridades civis e política prestigiaram o ato, em agradecimento ao trabalho desenvolvido por Capitão Gomes nestes últimos 4 anos que esteve a frente do policiamento da cidade e também para dar as boas vindas ao Capitão Rezende. A frente, as tropas do Tático Móvel e da 151ª Companhia, se despediram de seus comandantes.

A Comandante do 24º Batalhão de Varginha, Tenente Coronel Bianca Grossi Silveira Campos Pinto, que promoveu a troca, revelou que sabe que nenhuma tropa queria esta mudança, sinal do quanto os dois estavam sendo bons comandantes. Ela discursou que diante da despedida de ambos vários questionamentos são feitos. Além das decisões no âmbito humano, é preciso saber que existe um plano maior que acontece da vontade de Deus.

Houveram motivos para estas mudanças, pensando na instituição, na formação dos oficiais, na experiência que cada um precisa ter e nas habilidades e qualidades que ambos possuem. A Tenente Coronel sabe que Gomes e Rezende farão a diferença nos locais que passam a comandar. Aos policiais das tropas, os quais ela conhece, sabe que eles darão total apoio aos seus novos comandantes, mantendo o exemplo, a qualidade e o resultado positiva que traz excelentes resultados para a sociedade.

Especialmente Três Pontas, a estrutura física que a Companhia possui, fala bastante sobre os comandantes que passaram e os policiais militares da fração, valorizando a tropa e o atendimento à população.

Diretamente aos seus oficiais, Tenente Coronel Bianca, reforçou que ambos terão um grande desafio pela frente. “Quando a gente chega em lugar com muitos problemas, onde a criminalidade está em alta, a companhia está ruim, não tem estrutura, qualquer coisa que se faz ali, já é visto como muito bom. Os dois chegam em companhias onde o trabalho realizado anteriormente foi de excelência”, destacou a Comandante.

Novo comandante

Natural de Lavras, Capitão Rezende, veio acompanhado de seu pai, Luís Carlos de Rezende, coronel da reserva. De família militar, Rezende está há 15 anos na PM, a dois anos na Companhia de Tático Móvel, já comandou quando ainda Tenente, a 172ª de Boa Esperança e a 55º Companhia também em Varginha. Estudou no Colégio Tiradentes da Polícia Militar desde pequeno em Lavras, vivia no 8º Batalhão, seus tios e o pai são militares e apenas um irmão não quis seguir a carreira na polícia. Ele completa no próximo dia 26 de janeiro 34 anos de idade e já foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes e Mérito Militar Grau Bronze.

O Capitão Rezende, agora assumindo o comando da 151º Companhia de Polícia Militar, sucedendo os capitães Bruno Neves Tavares e Júlio César Gomes Soares, é grande responsabilidade. Ele se comprometeu publicamente a manter a qualidade dos serviços prestados. Da sua parte, não faltará comprometimento, lealdade e muito trabalho, para atender a população, principal cliente na prestação de serviço de segurança pública. Entre as metas é manter baixos os índices de criminalidade que outros comandantes conseguiram, contribuindo para o bem-estar e prosperidade dos moradores trespontanos e vargenses.

À sua nova tropa antecipou que não faltará lealdade, que estarão juntos nas mais diversas atribuições e que podem contar com ele, que será uma porta voz no dia a dia. “Tenham a certeza que encontrarão um comandante que de fato irá comprar a briga de vocês que vestem esta farda”, ponderou.

Não seria justo não agradecer aqueles que estavam com ele nos últimos dois anos. Se dirigindo a tropa do Tático Móvel, afirmou serem pessoas abnegadas e profissionais compromissados com a missão.

A despedida a Capitão Gomes

Por sua vez, o Capitão Gomes relembrou sua chegada à companhia, designado na época pelo então Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira. Foi uma surpresa quando tomou conhecimento que viria servir à PM em Três Pontas. Viveu momento de apreensão quando chegou aqui, não sabia o que lhe aguardava. A Companhia estava bem administrada pelo Capitão Bruno, que havia feito um trabalho de excelência tanto administrativamente como operacionalmente. Com índices criminais bons e uma redução constante, o desafio foi enorme. Ele deixou a Chefia da Seção de Inteligência do Batalhão e chegou sendo abraçado pela tropa e muitas pessoas. Alguns conhecidos, outros amigos, autoridades e profissionais do setor privado e público. Realizou projetos e colocou um pouco do seu tempero. Entre eles, foi a implantação do robusto sistema de vídeo monitoramento implantado em parceria com o Município, através da parceria com a Prefeitura e os deputados Mário Henrique “Caixa” e Diego Andrade.

“Fui muito feliz aqui. Se fiz algo bom, teve muito trabalho dos militares nestes quatro anos e um mês. Confesso que estou muito emocionado e que perdi o sono esta noite. Ao mesmo tempo que estou vibrando, muito satisfeito por ir comandar uma fração tão especializada e técnica no Batalhão, meu coração está pequeno, porque a despedida é ruim. Ainda mais vendo tantos rostos conhecidos aqui, pessoas que aprendi a gostar e amar”, mencionou Capitão Gomes em último discurso meio as lágrimas nos olhos.

Terminou pedindo desculpas pelas falhas que tenha cometido e nos agradecimentos feitos à tropa, chamou Tenente Monteiro de irmão. Ele foi seu subcomandante e seu braço esquerdo e direito em Três Pontas, compartilharam momentos de alegria e dificuldades.

Capitão Gomes, que nasceu em Três Corações, teve sua relação com a população reconhecida pelos legítimos representantes do povo, que lhe conferiam o Título de Cidadão Trespontano. A justificativa dada pelo Capitão é que as pessoas que vem de fora, são muito bem cuidadas pelo povo trespontano. Ele e sua família foram muito bem tratados.

A passagem de comando na 151ª Cia da Polícia Militar em Três Pontas, foi marcada por sentimentos de gratidão, compromisso e determinação. Os novos comandantes assumem suas responsabilidades cientes dos desafios, mas também confiantes na capacidade da tropa e na colaboração da comunidade para o sucesso de suas missões.

Presenças – A solenidade militar teve a participação da Banda da 6ª Região da Polícia Militar de Lavras, do Major Érik de Carvalho (Coronel Veterano que deu autorização para início da solenidade), o sub comandante do Batalhão Major Alexandre Milhomem Silva, a promotora de Justiça Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha, a delegada regional de Varginha Dra. Renata Fernanda Gonçalves de Rezende, o delegado de Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes, o diretor do Presídio Rita de Cássia Luz Ricardo Rosendo, o diretor do Presídio de Lavras Washington Fonseca Borges, o presidente da 55ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Três Pontas Marcell Voltani Duarte, o presidente do Consep Paulo Fasano, o chefe da Guarda Civil Municipal Rudinei Ricardo Marcelino, o deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, o vice prefeito Luis Carlos da Silva, o prefeito de Santana da Vargem José Elias Figueiredo, o presidente da Câmara Municipal, vereador de Três Pontas Antônio Carlos de Lima, a presidente da Câmara de Santana da Vargem Lia Araújo, vereadores, secretários das administrações de Três Pontas e Santana da Vargem, lideranças comunitárias, entidades de classes, empresários e comandantes de companhias e frações do Batalhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here