Idosos e profissionais da saúde são os primeiros a tomarem a vacina contra a gripe

 

Começou em todo o país nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As unidades básicas de saúde de Três Pontas, reservaram entre 13:00 e 17:00 horas, exclusivamente para a imunização. Neste primeiro momento, apenas os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde irão ser imunizados e o horário é para evitar que haja aglomeração de pessoas nas unidades. De manhã, as salas de vacinação não estarão abertas.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde Lara Miranda, os postos irão montar caixas da vacina do lado de fora das unidades e sistema drive-trhu (dentro de carros), para atender idosos que não conseguem descer para que a dose seja aplicada.

Ela orienta que Três Pontas recebeu neste primeiro momento 2 mil doses e são 7 mil idosos a serem vacinados. Esta primeira remessa não deve durar muito, mas não há motivos para se preocupar. As doses são fracionadas e ainda esta semana vão chegar mais. Ainda não foi definido quando o restante da população será convocada para ser vacinada pelo Governo Federal. Iniciar pelos idosos é justamente porque eles fazem parte do grupo de risco, juntamente com os profissionais de saúde.

Quanto aos idosos acamados que mesmo de carro não conseguem ir até os postos de saúde, eles devem aguardar as orientações e ficarem em casa isolados. As pessoas devem ligar nos postos e deixar nome, endereço e telefone somente destes. “Tem muitos idosos acamados, mas neste momento não iremos nas residências”, justiça Lara Miranda. É comum que as pessoas comuniquem os postos e a equipe quando vai fazer aplicar a vacina, encontra várias situações como pessoas que não são idosas e outros que tem condições de ir às unidades. Alguns nem são encontrados porque saíram para passear.

A coordenadora esclarece que a vacina da gripe não é contra o Coronavírus, apenas os sintomas são parecidos. Vacinando contra a gripe esta se protegendo de outras patologias da influenza em geral. “Evitando de ter uma doença tão grave como uma gripe, as pessoas estão mais protegidas. Esta é uma estratégia do governo para evitar uma quantidade de doenças”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here