01Pode parecer loucura, mas as mães que tem seus filhos atendidos pelo Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nilce de Oliveira Piedade, no bairro Cidade Jardim, souberam que seus filhos agora, ao chegarem bem cedo, não vão mais para os carrinhos de bebê ou o berços, eles ficaram no tatame.

A mudança é que a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Três Pontas adquiriu um tatame, de EVA, todo colorido e está reorganizando o espaço físico para atender aos interesses e necessidades da criança, de modo a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem através da exploração do ambiente. O tatame protege a criança ao cair, mais dá liberdade aos que estão gatinhando e aqueles que começam a dar os primeiros passos. Os que ainda não conseguem se sentar, há um puf em formato de “u” que os ajudam.

unnamed

Eles conheceram o espaço quando chegaram nesta segunda-feira (25). No começo alguns começaram a chorar, estranharam o novo ambiente, que segundo especialistas é fundamental para os bebês, mas logo se acostumaram e começaram a explorar, os pufs e os brinquedos, escolhidos não de forma casual, mas cada um com uma intenção educativa. Alguns se admiraram no espelho. Enquanto isto, algumas mães observavam a reação de seus filhos e agradeciam pessoalmente ao vice prefeito e secretário municipal de Educação Érik dos Reis Roberto, os avanços feitos na educação. Ele estava acompanhado da secretária de Esportes Érika dos Reis e da equipe da Secretaria.

De acordo com a Coordenação Pedagógica da SME, a criança conhece o mundo através de suas percepções, sentidos e movimentos e o aperfeiçoamento destes permite à criança o desenvolvimento de novas habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais. No berçário, o brincar é fundamental, pois é uma atividade que promove a aprendizagem.

O berçário atende a crianças de 4 meses a 1 ano. Na Creche Dona Nilce, são atendidas 170 crianças de 0 a 3 anos, sendo 10 no berçário, que ganham mais este ambiente, todo colorido. O projeto será ampliado para todos os Centros Municipais de Educação de forma gradativa.

04

COMPARTILHAR

Comentários