O Programa Ciência em Movimento desembarcou nesta última semana em Santana da Vargem. De quarta-feira (13) até esta sexta-feira (15), o programa instalou uma grande estrutura na Praça da Igreja Matriz, que chamou a atenção de crianças, jovens e adultos.

04Stands, tendas e um caminhão serviram para mostrar réplicas de animais peçonhentos como aranhas e escorpiões e serpentes. Jogos educativos fizeram a diversos de crianças estudantes das escolas municipais, estaduais, da creche, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de uma particular e o Grupo da Terceira Idade. O caminhão se transformou no Cine Ciência, onde os filmes mostraram a história da Fundação Ezequiel Dias, a Funed, além das atividades lúdicas como jogos educativos, Jogo de Tabuleiro Fim da Picada.

Nos stands, os visitantes conheceram as formas de transmissão e prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e as questões de higiene e conservação de alimentos.

O assunto do momento, a proliferação da Dengue, doença com alta incidência, foi o que mais chamou a atenção. Mesmo não tendo nenhum caso confirmado da doença, apenas 22 casos suspeitos que certamente foram importados de outras cidades da região, as fases do mosquito e seus hábitos foram mostrados pelos agentes de saúde e de endemias, que se juntaram a equipe da Funed para dar as explicações e responder aos questionamentos de quem passou pela Praça, atraídos pelo Programa.

05

06

A noite, durante os três dias, no Auditório Monsenhor José Ribeiro, da Escola Doralice Mendonça Reis, a bioqímica da Fundação, Regina Guerra ministrou palestras que orientaram as famílias quanto ao uso racional de medicamentos, Dengue e a Chikungunya.

Ao todo a exposição mobilizou 30 profissionais, atingiu cerca de 3 mil moradores, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Vigilância Epidemiológica.

07

O Programa

O Ciência em Movimento foi criado em 2012, pela Funed, com o objetivo de difundir e popularizar a ciência. Até o último ano, o programa era voltado apenas para as cidades do interior de Minas Gerais, quando houve uma parceria com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e possibilitou a ampliação do programa para parques da capital neste ano. Assim, além das viagens pelo interior de Minas, o caminhão também desembarca pelo menos uma vez por mês em um parque de Belo Horizonte.

A FUNED

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias atua na promoção e proteção da saúde pública do estado. A Funed possui como clientes diretos o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e relaciona-se com as secretarias municipais de saúde e prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento a pesquisa.

A Funed tem como principais produtos na área farmacêutica (Diretoria Industrial) os soros antiofídicos e antitóxicos e os medicamentos para atendimento às políticas de Assistência Farmacêutica de Minas e do Brasil. Direciona 65% de toda a sua produção de medicamentos ao programas da Secretaria de Estado de Saúde – responsável pelo abastecimento de medicamentos aos usuários de toda a rede SUS nos 853 municípios mineiros. Os outros 35% são destinados a programas estratégicos do Ministério da Saúde. Os soros produzidos são para atendimento ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Análises laboratoriais

A Fundação é também o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), por meio da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (IOM),  referência nacional e regional em vários dos seus procedimentos. Realiza análises em água, alimentos, ração animal, saneantes, cosméticos, medicamentos, sangue e hemoderivados, solo, ar ambiente e ensaios de vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador. Também executa ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, por meio do processo de investigação e inquérito, e realização de exames para diagnóstico de doenças de notificação compulsória, avaliação de riscos ambientais em saúde, dentre outros.

Pesquisa e Desenvolvimento

Outra importante área de atuação da Funed é o desenvolvimento da criação de áreas de excelência quanto ao conhecimento científico em assuntos de retorno social e no desenvolvimento de técnicas e processos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos na instituição. Este trabalho é desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) que realiza pesquisas baseadas no estudo da biodiversidade para o desenvolvimento de novos fármacos, kits-diagnóstico e outros produtos para a saúde humana. Também é referência na caracterização de venenos de animais peçonhentos, na tecnologia de purificação, caracterização bioquímica e imunológica e na clonagem de genes codificadores destes venenos.

COMPARTILHAR

Comentários