A Câmara Municipal de Três Pontas realizou após a sua reunião ordinária desta segunda-feira (30), uma sessão especial para a entrega dos certificados da primeira turma do Parlamento Jovem 2015, da Escola do Legislativo Professora Rogéria Mesquita de Mesquita.

O Plenário Presidente Tancredo Neves ficou cheio. Diretores, professores, profissionais da educação, parceiros e familiares dos alunos das escolas das redes estadual e particular prestigiaram a solenidade, que foi comandada pelo próprio presidente da Câmara Luis Carlos da Silva (PPS), sem uma cerimônia formal.

Prestes a completar um ano de instalação no próximo dia 03 de dezembro, a Escola é fruto do esforço da vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PPS). O Parlamento Jovem (PJ) foi lançado em março deste ano com o objetivo de desenvolverem uma formação política e cidadã nos participantes.

Para viabilizar isto, a parceira com a Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), PUC Minas, Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil entre outros órgãos, foi fundamental para que tudo transcorresse dentro do planejado, apesar das dificuldades, empecilhos das formalidades e burocracia do poder público.

Não houve demora e logo os estudantes foram chamados a frente, separados por estabelecimento educacional. Ao todo este ano foram 160 jovens do ensino médio, das escolas estaduais – Jacy Junqueira Gazola, Marieta Castro, Monsenhor Silveira, Teodósio Bandeira e Tancredo Neves. Da rede particular Coração de Jesus, Prósperi e Cootec.

Profissionais da educação, familiares dos estudantes e convidados prestigiaram a entrega de certificados
Profissionais da educação, familiares dos estudantes e convidados prestigiaram a entrega de certificados

Em nome dos jovens, Átila Miguel Pereira Dias da Escola Teodósio Bandeira demonstrou a alegria em receber o certificado do Parlamento Jovem e a importância da conquista para o futuro de cada um.

A sua idealizadora, a vereadora Valéria sonhou, buscou parcerias e hoje certamente se sente realizada, disse o vereador Vitor Bárbara (PDT), eleito para falar em nome de todos os legisladores.

O trabalho da secretária da Mesa Diretora Valerinha já desbravou fronteiras e por isto, ela e o assessor Carlos Henrique Castro receberam em Poços de Caldas uma Moção de Aplausos.

O diretor da Escola Oliveira e procurador jurídico da Câmara Dr. Guilherme Ribeiro, acredita que ninguém ainda tenha a noção da magnitude da entrega dos certificados, tão pouco do longo trabalho que foi realizado pela Casa, mas certamente um dia entenderão que vocês representam um marco histórico, onde foram protagonistas da primeira turma da Escola do Legislativo de Três Pontas.

Toda feliz, a vereadora anfitriã Valerinha (foto) disse só ter18 motivos para agradecer, enfatizou um a um – equipe, vereadores, colaboradores, parceiros e principalmente os jovens. “É por vocês jovens que trabalhamos e dedicamos todo o empenho para concluirmos as etapas da Plenária Municipal, Regional e Estadual”, acrescentou.

Parcerias

14

Além dos alunos, todos os parceiros foram mencionados e aqueles que marcaram presença receberam um certificado pela parceria durante o ano de 2015, quando “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi o tema que eles debateram, apresentaram propostas locais, regionais e que foram apresentadas na Plenária Estadual em Belo Horizonte, subsidiando políticas públicas para o setor que tem sido motivo de muita preocupação de todas as esferas de governo.

Por conta disso, o estudo com números da criminalidade apresentados pela Polícia Militar de Minas Gerais foi fundamental para traçar o rumo e conhecer de fato a realidade no Município de Três Pontas. O Cabo da PM Cleiton Lima, que é instrutor do PROERD e tem uma grande liderança entre as crianças e jovens, foi parceiro fiel e de primeira hora. Em nome da Corporação, ele e representantes do CREAS, UNIS, Guarda Civil Municipal (GCM) e o escrivão da Justiça e vereador José Henrique Portugal, foram homenageados. Não marcaram presença, mas foram lembrados, a PUC Minas, a Delegacia de Policia Civil, CONSEP, o prefeito Paulo Luis Rabello, o vice Érik dos Reis Roberto o procurador geral do Município Dr. Leiner Marchetti. Prestigiaram o evento, os legisladores de Santana da Vargem, o presidente Emerson Araújo e o vereador Josino Silva.

A Escola

A Escola do Legislativo de Três Pontas foi inaugurada em 04 de dezembro do ano passado e foi a 108ª Escola a ser implantada no Brasil, com a presença de autoridades locais, regionais e da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas do Senado Federal.

O Parlamento Jovem é uma oportunidade de os estudantes entenderem mais o que é política e de desmistificarem o conceito de que é algo negativo. Eles aprendem a elaborar propostas, que são levadas às etapas regional e estadual. Outro benefício é o intercâmbio que promove entre jovens de realidades diversas.

04 esta
Veja a galeria de imagens – clique para ampliar
COMPARTILHAR

Comentários