Lideranças da cafeicultura, políticos e cafeicultores estão em Belo Horizonte discutindo em uma Audiência Pública com deputados estaduais medidas a serem adotadas na cafeicultura, a curto, médio e longo prazo. Desde as 14 horas, desta segunda-feira (02), em um dos plenários da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG),  as discussões acontecem. Primeiro, os parlamentares e representantes das cooperativas de café de várias regiões do Estado fizeram seus discursos enaltecendo que a crise da cafeicultura atinge seu ápice, as consequencias são graves afetando setores como a economia dos municípios com reflexo diretamente no comércio e as medidas até hoje anunciadas pelo Governo Federal não surtem efeito causando o empobrecimento  e uma quebradeira geral em todo o estado, responsável pela produção de 50% do café produzido no Brasil.

DSC03967
Deputado que preside a Audiência Antônio Carlos Arantes, fala do objetivo do encontro com produtores de café

A audiência é presidida pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), (foto) tem a participação do deputado Carlos Mosconi também do PSDB. Na mesa está também o presidente da Cocatrel Francisco Miranda de Figueiredo Filho que fez um raio x do que a quebra do setor está provocando em Três Pontas e nas cidades da região.

Na sequencia do encontro, o espaço será aberto para que produtores façam sugestões para que sejam levadas para o Governo Federal, além das propostas apontadas no Pacto do Café, que visa encontrar soluções para a recuperação da renda e sustentabilidade do produtor.

A Equipe Positiva acompanha com exclusividade a comitiva que saiu as 7 da manhã do Sul de Minas com destino a Capital Mineira. Não há previsão de quando termina o encontro. Denis Pereira – A Voz da Notícia – Direto de Belo Horizonte

DSC03981

 

COMPARTILHAR

Comentários