Os católicos devem imaginar o quanto demanda tempo e disposição para viabilizar tudo que é necessário para uma cerimônia com uma beatificação.

Não é um evento corriqueiro, apesar da Diocese da Campanha já ter realizado em maio de 2013, a da Beata Nhá Chica. Apesar do planejamento, a correria neste momento que os trabalhos estão sendo concluídos para a missa especial que vai beatificar o Venerável Francisco de Paula Victor, no Aeródromo Municipal neste sábado (14), às 16 horas.

Mas uma das preocupações é com o novo espaço que Padre Vitor irá ocupar, além dos corações dos trespontanos e devotos. Suas relíquias já deixaram a Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e estão no Carmelo São José, junto as Irmãs passando por tratamento, para logo mais a noite serem apreciados pelos fiéis na missa do Tríduo das 19 horas.

Na manhã desta quarta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda apresentou à imprensa a imagem oficial de Beato Padre Victor que será usada. A partir da sua beatificação, a Igreja permite que Ele seja cultuado e Igrejas e Capelas podem ser erguidas em seu nome.

08
Imagem do Padre Victor foi apresentada à imprensa e deverá estar disponível aos fieis no sábado, quando terminar a cerimônia de beatificação

A nova imagem de Padre Victor foi feita com as orientações do bispo da Diocese da Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho e retrata o sacerdote com traços mais joviais, diferente das tradicionais usadas atualmente. Ele está com roupa de Cônego, diferente das vestes utilizadas pelos sacerdotes, com botões vermelhos, estola dourada e carrega uma cruz, na mão direita, usada em orações e visitas que Ele fazia principalmente aos enfermos.

A que será “trocada” pelos fiéis, para veneração particular tem 40 centímetros e a de um metro de comprimento vai ocupar altares das igrejas de toda a Diocese e será a usada na procissão luminosa de domingo, saindo do Carmelo São José as 18:30. Segundo padre Mateus Arantes, ela estará disponível a partir de sábado, logo após a cerimônia na sede da Associação Padre Victor.

Oração do Beato

03A nova oração de Padre Victor está em uma placa de bronze, enorme e fica aos pés do altar que foi construído para o Beato, ao lado direito do altar da Matriz, Igreja que ele ajudou a construir. A cortina ainda não revelou o altar, mas a oração já foi observada durante a primeiro missa do Tríduo preparatório da Beatificação, as 6:00 horas da manhã nesta quarta-feira, celebrada por padre André Rodrigues Villas Boas. Os trespontanos repetiram o ritual que fazem sempre no mês de setembro, acordaram cedo para rezar para Padre Victor. Apesar dos restos mortais não estarem na Matriz, os devotos já observam o local e não deixam também de fazer orações. (Veja a oração abaixo)

Painel tem café e Serra de Três Pontas  

07
Painel que vai ficar no altar do Padre Victor

Há anos podemos dizer que Padre Victor, é o maior símbolo sagrado de Três Pontas, mas não podemos esquecer das suas características marcantes, como a Serra de Três Pontas e o café. Estas duas estão presentes no painel assinado por Padre Lázaro Aparecido Diogo. Ele aceitou o convite e pintou o quadro. Padre Guilherme Gouvea levou à São Paulo (SP), os prospectos, as ideias para que a partir delas, daqueles temas estudados conjuntamente com a equipe, fosse trabalho o painel que fosse capaz de traduzir isso em uma linguagem visual que formasse o painel, como se fosse a glória de Padre Victor.

O sacerdote artista é natural do Sul de Minas, nasceu em Andradas, mas é da Diocese de Santo Amaro (SP). No painel portátil que está guardado na Casa Paroquial, não tem a imagem da Igreja que no altar tem.

A urna que vai ficar os restos mortais foi feita em madeira. A cor branca está em toda a estrutura, revestida com folhas de ouro e detalhes em mármore.  O escultor é Ezequiel Silva Arantes, de apenas 24 anos, que explicou que todos os elementos carregam símbolos litúrgicos.

Cada anjo na urna carrega um símbolo da Paixão de Cristo. A cruz fincada é o sacrifício de uma vida devotada a uma fé, como a do religioso, e as algemas representam o passado de escravidão de onde Padre Victor teve origem. A urna levou quatro meses para ficar pronta.

Padre Mateus Arantes explicou que uma fotografia será descerrada para quem estiver acompanhando a cerimônia no Aeródromo, simultaneamente a enorme cortina que chama a atenção na Igreja vai cair.

Oração do Beato Padre Victor

“Ó Deus,Vós modelastes o Beato Francisco de Paula Vítor

Segundo o Coração de Vosso Filho Jesus

Pelo bem que fez às crianças e aos pobres,

Concedei-nos a virtude da caridade,

para amarmos a Vós e aos irmãos e irmãs.

Por Cristo, Nosso Senhor.

Amém!”

 

COMPARTILHAR

Comentários