Um levantamento feito com base nos dados da ONU, classificou Três Pontas como a 21ª cidade do Sul de Minas com melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.  O ranking levou em consideração questões como educação, renda e expectativa de vida dos 146 municípios da região.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) foi divulgado recentemente pelo – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão da Organização das Nações Unidas, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

No ranking brasileiro Três Pontas ficou em 993º lugar, entre os mais de 5.570 municípios. O indicador, que vai de 0 a 1 – e quanto mais próximo de 1, melhor – é semelhante ao famoso IDH calculado para os países do globo, mas algumas adaptações metodológicas foram feitas para os dados brasileiros.

O levantamento é feito pela ONU a cada dez anos, com base nos dados do Censo, do IBGE, e registra a situação de todos municípios brasileiros. A média do Brasil hoje é 0,727, considerado alto, e em Três Pontas esse número atingiu 0,731, ou seja, é maior do que a média brasileira.

IDH

COMPARTILHAR

Comentários