TECNOLOGIA: A “Internet das coisas”

3
570

Não é segredo que tecnologia tem mudado a vida das pessoas. A forma como interagimos com nossos dispositivos eletrônicos alterou significativamente como interagimos com o ambiente em nossa volta. A internet é o pilar desta interação, tudo muda quando estamos conectados. Mas o que irá acontecer quando seus dispositivos eletrônicos estiverem conectados e conversarem entre si?

 

Imagine a seguinte situação: após um longo dia de trabalho você entra em seu carro e, ao ligá-lo, imediatamente a central multimídia sabe que é hora de ir para casa e mostra o melhor caminho até lá, evitando transtornos causados pelo trânsito. Durante o trajeto a central pergunta se você deseja visualizar quais supermercados estão próximos de sua localização, pois você havia anotado em seu aplicativo de tarefas que era preciso ir ao supermercado. Ao chegar em casa um simples toque em seu smartwatch (relógio inteligente) abre a porta. As luzes se acendem automaticamente e ajustam a iluminação para tornar o ambiente aconchegante. O ar condicionado se preparou e está ligado, mantendo a mesma temperatura que estava em seu carro.

Para que o simples fato de voltar para casa como descrito acima aconteça é necessário que seus dispositivos eletrônicos aprendam sobre você e troquem estas informações entre si através da rede mundial de computadores. Isto é a “Internet das Coisas”, conceito que tem como objetivo estabelecer a interação de objetos que utilizamos no dia a dia através da internet.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, ou simplesmente NIC.br, fez um ótimo vídeo descrevendo o conceito. Nele são abordados temas importantes, como possibilidades, segurança e privacidade. Vale a pena conferir:


Certamente esta nova etapa da revolução tecnológica irá mudar novamente a forma como interagimos com o ambiente.

Mas e você? Está preparado para este próximo passo? Deixe seu comentário abaixo.

COMPARTILHAR

Comentários