Uma ação realizada pela Prefeitura de Três Pontas juntamente com parceiros, conciliou a comemoração do Dia do Voluntário, com uma grande ação ambiental simultânea, com mutirão de limpeza e reflorestamento.

Na manhã deste sábado (04), equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Três Pontas (Atremar), em parceria com o Instituto Ecofaxina, do projeto IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas), com o patrocínio de Furnas, se mobilizaram e atraíram a atenção de moradores que foram atuar no bairro Santa Inês, como voluntários. Eles fizeram a limpeza do local, com a retirada de materiais e lixo jogados no Córrego das Lavadeiras, cortaram o mato e realizaram o plantio de 70 mudas de árvores de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica. A atividade também lembra a importância do Dia Internacional do Voluntário, comemorado neste domingo 05 de dezembro.

Voluntários e membros de instituições parceiras da ação, ouviram sobre a necessidade de preservar o meio ambiente

A diretora de Gestão de Resíduos do Instituto Ecofaxina e coordenadora do projeto Yara de Furnas, veio de São Paulo e esteve a frente da ação em Três Pontas. Ela disse aos voluntários que se a poluição marinha for mantida como está hoje, em 2050, haverá mais plásticos no oceano do que peixes e tudo que está caindo nos rios hoje estão indo para os oceanos. Um alerta é que os microplásticos já estão dentro do ser humano, nos peixes que a gente come, na água que a gente consome e até no leite materno.

O intuito desta ação ambiental, é fazer a limpeza, mas também conscientizar os moradores do entorno a manter o local limpo e serem fiscais, para que a margem e o córrego se mantenham limpo. Segundo o secretário de Meio Ambiente Marcelo Figueiredo, o que for lixo foi descartado, os recicláveis foram destinados à Atremar e o o entulho para o espaço dedicado a eles próximo do Aterro. Marcelo agradeceu o apoio do Ecofaxina, de Furnas, da Atremar e de todos os voluntários que deixaram seus afazeres durante toda a manhã deste sábado. O secretário também agradeceu a presença dos vereadores Maycon Machado, presidente da Câmara e do Luan do Quilombo secretário da Mesa Diretora.

Furnas disponibilizou kits para os voluntários com um boné, camiseta e luva para identificação. Antes do trabalho eles ganharam um kit de café da manhã.

A ação ambiental foi realizada em outros sete municípios vizinhos ao Lago de Furnas, Alfenas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória.

Minas Gerais é o segundo estado a receber atividades do projeto IARA. O primeiro foi o Rio de Janeiro e a expectativa é poder ampliar o projeto para outros estados brasileiros. O programa reforça o compromisso da Eletrobras Furnas em apoiar ações que coloquem em prática o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), respeitando as necessidades e características dos locais onde a empresa atua.

O IARA está ligado aos ODSs 10 (Reducão das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here