O Parque Municipal Vale do Sol foi palco de um evento marcante promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas. Com o intuito de promover a conscientização sobre o autismo, um transtorno do espectro autista (TEA), a APAE organizou a “Marcha Azul”, que reuniu uma multidão de participantes de todas as idades e segmentos da comunidade local. Com uma caminhada, ações lúdicas, didáticas e recreativas, crianças e adultos aproveitam uma manhã de conscientização e conhecimento. 

A escolha da cor azul como tema do evento não foi por acaso. De acordo com a coordenadora do setor de Educação e Reabilitação Intelectual do CER III da APAE Francini Gonçalves Brito, essa cor simboliza a predominância de meninos entre os diagnosticados com autismo. Ela explicou que atualmente há diferentes níveis de suporte para o autismo, variando de casos mais severos, onde há necessidade de apoio em diversas atividades do dia a dia, até casos mais leves, onde a autonomia é maior. Francini ressaltou a importância de garantir que as pessoas autistas tenham acesso a todos os espaços e sejam incluídas em todas as esferas da sociedade.

Hoje existem níveis de suporte 3, 2 e 1 de autismo. O nível de suporte 3 é aquele mais comprometido, que não possui linguagem e necessita de muito apoio, como para se vestir e comer. O nível de suporte 2, já apresenta certa autonomia, mas ainda precisa de apoio em algumas situações. E o nível de suporte 1 possui linguagem e necessita de poucos apoios.

Além disso, a Superintendente da APAE Maria Rozilda Gama Reis, compartilhou dados preocupantes sobre o aumento no número de crianças diagnosticadas com autismo nos últimos anos. De 2018 a 2020, foram registrados aproximadamente entre 20 e 28 casos, enquanto em 2023 esse número são de quase 90. A pandemia teve um papel significativo nesse aumento, evidenciando a importância da convivência social para o desenvolvimento saudável das crianças.

A superintendente da Apae Rozilda Gama, o vice prefeito Luisinho e a coordenadora do CER III Francini Gonçalves

Rozilda também ressaltou o apoio oferecido pela APAE às famílias que recebem o diagnóstico de autismo, descrevendo o processo de aceitação e os desafios enfrentados por elas. Ela elogiou o trabalho da instituição que ela representa, que não só oferece suporte às crianças autistas, mas também às suas famílias, por meio de reuniões e palestras educativas.

A presença do vereador Luciano Reis Diniz no evento também foi notável. Ele destacou o papel fundamental da APAE de Três Pontas na promoção da inclusão e na oferta de serviços de qualidade para as pessoas autistas. Luciano enfatizou que a inclusão deve ser o caminho a ser seguido em todas as esferas da vida, elogiando o trabalho da APAE e reiterando seu apoio à instituição.

O vereador Luciano Reis Diniz (PV), estava com a família junto ao movimento e destacou a importância do trabalho de inserção das pessoas feito pela APAE, pois na visão dele a inclusão é tudo. O vice prefeito Luis Carlos da Silva (Luisinho – PSD), participou da caminhada feita em torno do Lago. Ele fez questão de cumprimentar a direção e a equipe da APAE em proporcionar o conhecimento às pessoas em causas que são extremamente importantes, além daqueles envolvidos com autistas, mas a comunidade em geral, buscando conscientizar que todos somos seres humanos e merecemos apoio. 

O evento da APAE de Três Pontas foi uma iniciativa importante para sensibilizar a comunidade sobre o autismo, promovendo a inclusão e o entendimento sobre essa condição. A participação ativa de autoridades locais, profissionais de saúde, educadores e membros da comunidade demonstrou o compromisso de todos na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para as pessoas autistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here