Fotos: Equipe Positiva

 

 

O Parque Municipal Vale do Sol recebeu durante a última semana, atividades e ações que marcaram as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente em Três Pontas. A Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, mobilizou instituições e parceiros em busca de conscientizar as pessoas quanto a preservar ao meio ambiente. E não havia melhor lugar para abrigar estes eventos, do que o Vale do Sol, um dos locais onde a exuberância da natureza e os recursos naturais, no principal ponto turístico mais visitado dentro do cidade, se refúgio para gente de todas as idades e famílias inteiras. A revitalização do espaço atrai as pessoas para as mais variadas atividades, de evento ciclístico até ensaio de fotográficos.

Acesse o link abaixo e confira

Contrate o Seguro Sicoob

No Parque será construída a sede da Secretaria de Meio Ambiente e segundo o secretário da área Marcelo Figueiredo, o objetivo é que o trabalho continue sendo feito e avance ainda no quesito educação ambiental. “Aqui é uma joia que precisamos cuidar com muito esmero, porque vamos produzir cidadãos com visão de desenvolvimento sustentável”, destaca. O projeto arquitetônico da sede própria do Meio Ambiente está pronto e em breve a obra deve ser licitada.

Desde a última segunda-feira dia 30 de maio, caminhadas ecológicas, visitas de estudantes das escolas, que participaram de dinâmicas, realizaram o plantio de mudas, acompanharam a apresentação do Grupo Teatral Arte e Manha, com tema no processo de reciclagem que existe no município, fizeram a semana movimentada no Vale do Sol. O engenheiro florestal Ulisses de Souza Lima, fez uma dinâmica de campo, com interação das crianças, apresentou as árvores que compõe o Parque, a compostagem e técnicas adequadas que são feitos nelas.

Tema fundamental e atual abordado, foi ministrado por Pedro Henrique Mesquita Silvério. Ele faz mestrado sobre resíduos sólidos na Ufla e tratou da questão dos resíduos – domésticos, construção civil e dos serviços de saúde, com a importância da realização da reciclagem. Três Pontas tem um excelente serviço prestado pela Associação Trespontana dos Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), que necessita da colaboração da população para ser ampliado, separando separe o que é lixo do reciclável.

Foram empossados os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), órgão que é fundamental para que o meio ambiente seja bem acompanhado, respeitado e bem conduzido neste processo de desenvolvimento que o município passa, pois junto dele é preciso ter sustentabilidade.

Neste domingo (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972, a Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro fez uma apresentação com o um repertório variado, que trouxe desde clássico do esporte a canções sertanejas de raiz e universitária. Com o comando do maestro Wander Scalioni, o grupo mostrou mais uma vez seu potencial em modernizar sem perder sua essência. Os ciclistas do Bike Club também participaram e organizaram um pedal kids em torno do lago, levando a participação do Fofão personagem divertido que foi a atração especial. Ele dançou e tirou fotos com as crianças. Meninos e meninas de todas as idades se divertiram com suas bikes e ainda ganharam surpresinhas.

“O principal objetivo é fazer o uso do parque promovendo a educação ambiental. Nada melhor que fazer isto na prática”, afirmou o secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes.

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha também participou e montou um stande com animais taxidermizados, que é uma técnica que preserva o corpo de animais encontrados mortos. As crianças foram ver de perto o jacaré, o gavião carcará, jaguaratirica, coruja, quati e um furão. A exposição fica na sede da Companhia em Varginha e é levada para diversos os 18 municípios que a unidade atende na região. O Sargento Assis Pereira, destaca que a PM tem a missão de preservar o meio ambiente e fazer isto com a participação é ainda mais importante, pois é possível formar cidadãos conscientes de seus deveres com as questões ambientais.

O prefeito Marcelo Chaves disse estar extremamente feliz em ver a consciência ambiental que a população está tomando e a integração que a Secretaria de Meio Ambiente realizou durante a semana toda no Vale do Sol. Ainda segundo o gestor, o local que hoje é bastante cobrado um revitalização é o Parque Multi Uso da Mina do Padre Victor. Pelos problemas que existiam e todos tem conhecimento, o primeiro passo foi dado que foi o fechamento do local, para podermos dar continuidade a um projeto grandioso que temos lá”, respondeu o prefeito, porém, ele conclama o envolvimento de mais setores.

Este ano o Festival Canto Aberto já vai ser realizado na Mina (de 30 de junho a 02 de julho), porque muitos eventos que eram realizados na Praça do Santuário, não vai poder mais fazer e o outro local pensado e discutido a bastante tempo para realizar estas comemorações é justamente o Parque Multi Uso da Mina,no bairro Vila Marilena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here