Reportagem: Denis Pereira- A Voz da Notícia
Fotos: Hécio Rafael

Setembro chegou e logo no início, os trespontanos já se voltam para as comemorações da maior festa religiosa da região. É o aniversário de morte do Beato Padre Victor, que enche de fé seus devotos pela sua canonização.

No último domingo (03), diante do Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, um grupo se reuniu para peregrinar em direção a Capela do Padre Victor na comunidade rural da Faxina.

Diante da Herma que está sendo restaurada, meio a andaimes utilizados por restauradores, com um mega fone iniciaram-se orações para mais uma caminhada. Criada em 2016, este ano foi a sexta vez que integrantes do Terço dos Homens. Só não fizeram o trajeto que era feito por Padre Victor, durante a pandemia. A chuva que ameaçava cair com intensidade na noite anterior não veio e a manhã de domingo foi de uma leveza que remete ao tempo santo que estamos vivendo na cidade de Três Pontas.

Em oração, cantando ou simplesmente compartilhando bons momentos, a natureza foi a maior companhia do grupo, que foi aumentando a medida que subiam a Avenida Ipiranga, até cortar a rodovia MG 167 e pegar a estrada de terra.

Um pouco mais tarde, os troleiros se divertiram na Trolada das Virtudes. O evento que está no calendário festivo, reúne todos os anos, desde bebês de colo a idosos.

O encontro de gerações provoca experiências com Deus, oração e as famílias. É nesta oportunidade única do ano, que os netos podem conhecer o famoso brinquedo que era a alegria de milhares de crianças a décadas atrás.

O trolinho deixou de ser totalmente rústico e ganhou cores e apetrechos modernos sem perder a essência do passado.

De frente ao estacionamento do Supermercado Moacyr, os participantes que somaram mais de 200 inscritos, receberam as bênçãos proferidas pelo pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora D’Ajuda, Cônego Douglas José Baroni, destacou a importância deste evento saudável para o corpo e a alma.

Depois, equipados e enfileirados, divididos por categorias, desceram pela Rua Nossa Senhora. O movimento dos carros, deu lugar ao barulho dos rolimãs que deixavam suas marcas no asfalto. Na frente, desceu, o empresário Delson Lamaita, conduzindo a imagem do Beato Padre Victor.

E como já era de se esperar, a criatividade chamou a atenção, arrancou gargalhadas de centenas de pessoas que fizeram um corredor durante um grande trecho da via.

Teve trolinho em cama, em bikes, com família inteira, que abrigou pais, mães e filhos e outros parentes. E não duvide, pois até avião ganhou rodinhas e personalizado com a imagem de Padre Victor e as cores usadas neste período festivo. O importante foi compartilhar de mais um momento tão agradável e acima de tudo, de fé, que se renova ano pós ano.

Veja quem recebeu as premiações

  • Trolinho mais criativo: Avião, do troleiro Narayan (bi-campeão)
  • Trolinho Maior: Turma da Pracinha, com 19 pessoas
  • Troleiro Mais Animado: Turma da Isis
  • Troleiro Mais Novo: Roberto Damasceno, de apenas 11 meses
  • Troleiro Mais Velho: Sebastião Paulino Rabelo, de 86 anos
  • Troleiro que recebeu a Imagem do Beato Padre Victor: Arthur Queiroz Paulista
  • A Trolada das Virtudes é realizada todos os anos pela Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda e Associação Padre Victor de Três Pontas com apoio das secretarias municipais de Cultura, Lazer e Turismo e de Esportes. O evento contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Unimed e Moacyr Supermercados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here