Foto: Arquivo EP

 

* EXCLUSIVO Foliões passarão por revista em todos os locais onde haverá o Carnaval. Para curtir os shows será necessário trocar ingressos por alimento e ração para cães

A tradicional Festa de Momo está chegando, e a organização está com praticamente tudo definido para o Carnavaliza em Três Pontas. Nela está a Prefeitura, Associação Comercial e Agroindustrial, a Associação Cultural de Três Pontas (ACTA), o grupo de voluntários do Carnavaliza e uma Comissão, formada para ajudar gerir o Carnaval, que promete ser o melhor dos últimos anos. O apoio dos patrocinadores está sendo vital para que o Carnaval seja realizado na Praça do Centenário, na Avenida Oswaldo Cruz, no Sambódromo Jaime Abreu e no Distrito do Pontalete. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, depois de poucos dias de descanso após a festa do ano passado, os organizadores já se reuniram para fazer um balanço daquilo que foi feito, com a avaliação dos pontos positivos e negativos do primeiro CarnavalizaTP e idealizar 2020. Neste ano, a festa além de garantir a diversão das pessoas de várias formas, vai ser solidário. “Os passos foram dados aos poucos e vão continuar assim. Esse é um movimento que começou pequeno, tomou um formato um pouco maior e a tendência é que a cada ano cresça, tentando novas possibilidades”, frisou Alex Tiso (foto).

CarnavalizaTP na Praça do Centenário

A experiência do Carnaval na Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures, a Pracinha do Centenário, deu muito certo e foi abraçada pelos moradores que moram ao redor. Neste ano, a programação está mantida por lá e começa nos quatro dias, a partir das 14:00 horas até as 19:00 horas, com o empenho de 20 seguranças.

Neste local bastante aconchegante, tem o Carnaval de marchinhas, sambas enredos, música boa e diversão para as famílias e inclusive às crianças. Entre as atrações, irão se apresentar a Banda do Carnavaliza, que é uma base do Bloco Tabanauê, Tom & Banda, haverá o show com a Companhia Teatral Rasgacêro e a Banda de Marchinhas que vão “puxar” os foliões para a Avenida Oswaldo Cruz. A exemplo do que acontece na Avenida todos os anos, os acessos à Pracinha do Centenário serão fechados e todas as pessoas passarão por revista em todas as entradas.

Blocos caricatos estão confirmados

Alguns blocos caricatos procuraram a organização do Carnaval, demonstrando o interesse em integrar a festa este ano, e por isto, foi criado um momento na programação para que eles possam desfilar. Na saída da Praça do Centenário, cada dia, um deles irá desfilar da Pracinha até a Avenida Oswaldo Cruz, na região do Butequim da Adega. Estão confirmados – China Azul, o Afro TP, Tambanauê e o bloco do Carnavaliza. Eles não estão recebendo nenhum incentivo financeiro da Prefeitura ou da organização. O que terão direito, é a uma das barracas na Avenida Oswaldo Cruz, para angariar fundos.

CarnavalizaTP em dois pontos da Avenida

Segundo o secretário Alex Tiso, pontualmente as 19:00 horas, os blocos, com a Banda de Marchinhas e do Carnavaliza, vão subir a Rua João Vida Diniz, passar pela lateral da Praça Cônego Vitor, virar a Rua Barão do Rio Branco no Clube Trespontano e pegar a Avenida Oswaldo Cruz.

Os foliões vai ficar na região dos primeiros bares até as 20:00 horas. Depois, o Sambódromo Jaime Abreu que estará fechado, será aberto até as 02:00 horas da madrugada, onde acontecerão os shows locais e nacionais.

A exemplo da Praça do Centenário, haverá uma área do Carnavaliza no Sambódromo, com bebidas e comidas a preços mais justos, para aquelas pessoas que estão comprando o kit Carnaval, com camiseta, pulseira e caneca. Estas estarão de certa forma, ajudando a bancar algumas atrações e o espaço será oferecido como contrapartida. Quem comprar o kit da Avenida que custa um pouco mais caro, poderá usufruir também da área reservada na Pracinha. No restante, a Praça e a Avenida são abertas para todo mundo frequentar. A área do Sambódromo será cercada e por questões de segurança haverá uma única entrada com ponto de revista, feita por 70 seguranças, assim como funcionou no Viva Três Pontas.

É importante ressaltar que será expressamente proibido a entrada de garrafas, recipientes de vidro, objetos cortantes e de metal, garrafinhas de porta-wisky na Avenida. Quem quiser pode levar cooler com bebidas, mas Alex orienta que serão instaladas 15 barracas, vendendo comida e bebida a preço popular. “Sugiro as pessoas que ao invés de levar seu cooler, consuma nas barracas lá instaladas porque estará ajudando o comércio da cidade e o propriamente o nosso Carnaval”, disse.

Todos os dias no Sambódromo o movimento começa com som mecânico, as 19:00 horas e depois dois shows – as 20:30 de artistas trespontanos e mais uma atração especial de renome nacional, as 23:30. No sábado será Hugo e Leo e depois Thiago Brava. No domingo, é a vez de Fábio e Vinícius e Exalta. Segunda-feira de Carnaval tem Gabriel Mendes e em seguida Art Popular. Na terça-feira fecham a festa, DJ Marquinho e Bravana. A organização conseguiu uma verba com a parceria do Carnavaliza, para que pague um cachê para que estes mesmos artistas locais se apresentem no Carnaval do Pontalete.

Foliões chegando na Avenida na região dos bares. Fotos: Arquivo EP

Pontalete tem marchinhas e show todos os dias

O Carnaval no Distrito do Pontalete, local bastante procurado pelos foliões está garantido com uma programação que começa a tardezinha e tem até shows. A Banda de Marchinhas vai se desdobrar e tocar todos os dias a partir das 15:00 horas. No comecinho da noite, a partir das 19:00 horas, os artistas trespontanos vão animar a turma em dias alternados, naqueles que não estiverem no show do Sambódromo.

Barraqueiros devem ficar atentos ao Chamamento Público e ambulantes estão proibidos

As pessoas que quiserem montar barracas no Sambódromo Jaime Abreu deverão obrigatoriamente fazer a inscrição no setor de Protocolo da Prefeitura, pois haverá um chamamento público. Do dia 03 a 14 de fevereiro é o prazo para os interessados fazerem o cadastro, onde deverão ser apresentados vários documentos que serão exigidos. Já está definido que serão montadas 15 barracas, três delas estão reservadas aos blocos caricatos.

Se houver mais de 12 interessados e regularmente aptos, será feito um sorteio. Na avaliação de Alex, é uma forma mais justa, daqueles que estão procurando ganhar um dinheiro extra durante o Carnaval. Isto também vai evitar que pessoas durmam na fila, como ocorreu no Viva Três Pontas. Outra orientação do secretário, é que tanto na Praça do Centenário, quanto na Avenida e nas ruas ao redor, não será permitida a entrada e permanência de vendedores ambulantes.

Foliões terão que trocar ingressos para shows da Avenida

A entrada de foliões no Sambódromo será controlada e terá um número limitado, devido ao espaço e questões de segurança. A expectativa é de que haverá 6 mil pessoas por dia e este será o número de ingressos disponibilizados. O Carnaval será solidário, assim como no Viva Três Pontas onde foram arrecadados 11 toneladas de alimentos. E quem for curtir os shows, deverá trocar os ingressos antecipadamente nos pontos de trocas que serão divulgados nos próximos dias. Será um quilo de alimento, mais um quilo de ração pelos quatro ingressos. Haverá ingressos disponíveis para quem vier de fora antes do início dos shows. Alex Tiso explica que a validade dos alimentos será verificada no ato da troca dos ingressos, evitando que aqueles que estejam vencidos sejam arrecadados. Eles serão destinados às entidades e ONG’s que cuidam de animais.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVALIZA-TP 2020

Sábado, 22 de fevereiro

Praça do Centenário
14 horas – Som Mecânico
15 horas – Banda CarnavalizaTP
17 horas – Rasgacêro
19 horas – Bloco CarnavalizaTP/Banda de Marchinhas

Avenida Oswaldo Cruz
19 horas – Som Mecânico
20h30min – Hugo e Léo
23h30min – Thiago Brava

Pontalete 
15 horas – Banda de Marchinhas
19 horas – DJ Markinho

Domingo, 23 de fevereiro

Praça do Centenário
14 horas – Som Mecânico
15 horas – Tom e Banda
17 horas – Rasgacêro
19 horas – Bloco China Azul/Banda de Marchinhas

Avenida Oswaldo Cruz
19 horas – Som Mecânico
20h30min – Fábio e Vinícius
23h30min – Exalta

Pontalete 
15 horas – Banda de Marchinhas
19 horas – Gabryel Mendes

Segunda-feira, 24 de fevereiro

Praça do Centenário
14 horas – Som Mecânico
15 horas – Banda CarnavalizaTP
17 horas – Rasgacêro
18 horas – Banda de Marchinhas
19 horas – Bloco AfroTP/Banda de Marchinhas

Avenida Oswaldo Cruz
19 horas – Som Mecânico
20h30min – Gabryel Mendes
23h30min – Art Popular

Pontalete 
15 horas – Banda de Marchinhas
19 horas – Hugo e Léo

Terça-feira, 25 de fevereiro

Praça do Centenário
14 horas – Som Mecânico
15 horas – Tom e Banda
17 horas – Rasgacêro
19 horas – Batucada Tambanauê/Banda de Marchinhas

Avenida Oswaldo Cruz
19 horas – Som Mecânico
20h30min – DJ Markinho
23h30min – Bravana

Pontalete 
15 horas – Banda de Marchinhas
19 horas – Fábio e Vinícius

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here