Com buzinaço e cânticos em homenagem ao Beato Padre Victor, durante uma carreata na noite deste domingo (13), a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda abriu oficialmente as comemorações do 115º Aniversário do Anjo Tutelar de Três Pontas.

A noite festiva começou com missa solene presidida pelo Cônego Douglas José Baroni, e concelebrada por pelo padre Roberto Donizetti Carvalho, as 18 horas, no Carmelo São José. A celebração foi reservada às irmãs carmelitas e os fiéis puderam acompanhar a transmissão pelas redes sociais. Na homilia, o paróco Douglas Baroni enfatizou que é muito saudável, na véspera do início da novena do Beato Padre Vitor, presidir a sagrada eucaristica juntos as monjas carmelitas. “Esta é uma missa de gratidão e de ação de graças, por tudo que elas fazem a nós que vivemos no mundo circularizado, gratidão pelo que elas fazem para o povo fiel de Três Pontas e por toda a nossa já centenária Diocese da Campanha. É nesta casa santa que elas confeccionaram as autênticas e verdadeiras relíquias de Padre Victor”, mencionou o sacerdote que citou os agradecimentos especiais a priora do Carmelo Madre Vânia Maria do Espírito Santo.

Cônego Douglas deixou a Igreja do Carmelo carregando a relíquia e se dirigiu até uma caminhonete que o levou durante todo o trajeto. Em um outro veículo transportou a cruz e um sino, e no outro, o andor iluminado, com a imagem do Beato, todo ornamentado com flores. A carreata passou por trechos de 15 ruas e avenidas da cidade, foi guiada pela Guarda Civil Municipal e policiais militares fizeram a escolta e fecharam o trânsito no percurso.

Os moradores privilegiados com a passagem da imagem em frente as suas casas, enfeitaram suas cacsa, montaram altares com imagens e aproveitaram para acenar e fazerem suas orações. Eles também doaram alimentos que serão destinados à Pastoral Social, que são distribuidos às familias carentes cadastradas na Paróquia. Foram 90 minutos entre o trajeto e o tempo de bençãos no final. Na Praça Cônego Victor, o Cônego aspergiu todos os veículos e os motoristas receberam como lembrança as flores do andor.

No fim, o paróco disse em entrevista à Equipe Positiva que os festejos se iniciam, dando ao Beato, que conduziu durante 53 anos a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda a devida homenagem, o carinho, a fé e a devoção do povo fiel, em demonstração de quanto o povo o ama e tanto espera em sua bondade infinita. “Queremos celebrar com dignidade, esses dias de novena à Padre Victor. Ainda estamos vivendo a pandemia, mas não se perderá a dignidade, a beleza e a devoção”, disse o padre. Ele orienta que as pessoas permaneçam em casa e acompanhem as missas e orações em seus lares.

Novena começa nesta 2ª feira

As celebrações eucarísticas a partir desta segunda-feira serão em quatro horários – às 7h, 12h, 15h e 19h e seguem até o dia 22. Todas as celebrações serão online – no facebook da paróquia e no facebook e canal do Youtube da Associação Padre Victor. A Equipe Positiva transmitirá o horário das 7:00 da manhã. O tema da novena deste ano é “Beato Padre Victor, um cristão que soube amar e servir: testemunho da compaixão e do cuidado” e o lema é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” (LC 10,33-34).

Dia 23 de setembro
Dia do Padre Victor
7:00 horas – Reza do Terço
na Matriz D’Ajuda
9:00 horas – Missa na Matriz D’Ajuda celebrada pelo bispo da Campanha Dom Pedro Cunha, em seguida grande carreata
19:00 horas – Missa na Matriz de encerramento da Festa do Padre Victor.

Neste dia, não será montada nenhuma estrutura para receber romeiros e eles estão sendo orientados a não virem a Três Pontas. Não haverá confissões individuais, procissões e cavalgada, inclusive aquela organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em direção à Capela Santa Cruz, na comunidade rural da Faxina. Na Mina do Padre Victor não haverá missa e nem a tradicional feira dos vendedores ambulantes.

Novena em outras paróquias

Haverá também programação especial ddurante os nove dias nas outras duas paróquias da cidade. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, serão celebradas missas às 15 horas e às 19h30. No domingo, dia 20, as missas serão às 8h30 e 17 horas. Todas elas serão  na Igreja Sagrado Coração de Jesus, porém, as transmissões serão feitas das missas a serem celebradas no horário da noite.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças a novena será rezada às 6 e às 16 horas (na Matriz de Nossa Senhora das Graças e ainda às 19h30 na quadra do Caic. Não haverá transmissão das celebrações e o cadastramento para participar presencialmente, já foram encerradas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here