A Justiça Eleitoral de Três Pontas está organizando os kits de higiene que serão usados nas Eleições. A ação faz parte do Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral, para as Eleições municipais de 2020, que ocorrerá no dia 15 de novembro.

Na sede do Cartório Eleitoral, o trabalho de organizar os kits, com os materiais está adiantado e sendo feito pelas profissionais de apoio às Eleições. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 273ª Zona Eleitoral, Maria Rosa Guimarães Miari, todas as seções de Três Pontas e Santana da Vargem, terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Haverá álcool em gel e líquido, papel toalha, máscaras, face shield (protetor facial) para proteção individual, tanto para mesários como para a equipe de apoio logístico. No kit existe até um adesivo para a demarcação do piso para que haja distanciamento na fila de votação nos colégios eleitorais. “Cada um dos mesários e da equipe de apoio terá um frasco de álcool disponível e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico”, explicou Maria Rosa.

A chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa

O eleitor deve usar a máscara desde o momento em que sair de casa, permanecer o tempo todo com a proteção e caso não esteja utilizando, não conseguirá entrar em nenhum local de votação.

Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos (a “cola eleitoral”) para votar o mais rápido possível. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças nem acompanhantes para o local de votação.

Uma importante novidade é que, neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h. O horário das 7h às 10h é preferencial para eleitores do grupo de risco para a Covid-19, como os idosos acima de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar nesse horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.
Três Pontas tem 44.049 eleitores, 148 seções e 18 colégios eleitorais. Já em Santana da Vargem votam 5.863 eleitores, em 15 seções em três locais de votação.

Mudança de colégio eleitoral


A Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira, não será local de votação este ano, por estar em reforma. As seções do “Monsenhor” foram transferidas para a Escola Municipal Professora Edna de Abreu, que fica na Rua Amélio Garcia de Miranda nº 775, no bairro Santa Edwirges. A mudança é para 3.559 eleitores, que votam nas seções – 070, 071, 072, 073, 074, 075, 076, 077, 078 e 098.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here