Para melhorar e ampliar suas estruturas para recebimento e armazenagem aos produtores de grãos, a Cocatrel inaugurou a Unidade Cocatrel Foguetinho em Três Pontas, nesta terça-feira (12). Com um grande e audacioso investimento, a cooperativa coloca em prática a realização de mais um grande sonho. A inauguração contou com a presença de membros da diretoria, dos conselhos, de autoridades do Município, como o prefeito Marcelo Chaves Garcia, secretários da Administração e vereadores da Câmara Municipal.

A Unidade vai receber cereais, com foco maior em milho neste momento e nos próximos dias vai estar pronta para receber a safrinha de inverno. O novo silo dobra a capacidade de recebimento e secagem de milho da cooperativa. O recebimento de grãos tem aumentado nos últimos anos, e os cooperados necessitavam de melhores estruturas para recebimento e armazenagem. Considerando o ano passado inteiro, a Cocatrel já recebeu 30% a mais da produção em 2022 – e ainda tem muito a receber.

Ele está localizado em um espaço que estava abandonado desde a saída da Biosep gerando preocupação nas autoridades municipais e de segurança pública. Em um ponto estratégico, a Unidade facilita a logística e reduz os custos para o produtor. Ao lado de empresas como a Dellas, a Thega, a Sulflex e na via que será duplicada no acesso a Avenida do Foguetinho. Depois que a cooperativa chegou, outras duas se interessaram e estão aportando no entorno. O local se tornou um grande polo industrial com investimento da Prefeitura e a Cocatrel que tem o foco de estar junto com os cooperados, fazendo aquilo que ele deseja, ainda provoca maior rentabilidade, gera empregos, contribui com o aumento do IDH entre outros benefícios.

Com um amplo espaço para estacionamento de caminhões, mantém a segurança da carga e garante fluxo de entrega. O local, adquirido recentemente pela cooperativa através de um processo licitatório realizado pelo Município, contou com um investimento para reforma das estruturas, recuperação dos silos, reinstalação da parte elétrica, motores e inclusão de uma sala operacional. A cooperativa fez um aporte inicial e terá condição de pagamento ao longo de 10 anos, além de mais contrapartida de empregos e em outras construções na área total do terreno, 62.000m², trazendo ainda a possibilidade de expansão e construção de novos silos. A intenção é instalar também no Foguetinho, o Centro de Distribuição de Produtos.

Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel, ela tem lhe dado muito orgulho, porque tem uma equipe muito boa trabalhando que propiciam colocar sonhos em realidade, realizando um empreendimento deste tamanho, importância e magnitude a serviço dos cooperados e da sociedade.

Ele conta que foi muito questionado quando a Cocatrel demonstrou interesse em entrar nesta área, mas ele justifica que eles entenderam que no local já havia um investimento muito expressivo, de alguns milhões que estavam abandonados, precisaria de mais um investimento e carinho para colocar a funcionar e transformar tudo isto é um grande negócio. “Daqui a pouco vamos estar exportando produtos desta unidades para o mundo todo lá fora”, comentou Marco Valério.

Essa não é a única novidade da Cocatrel para os produtores. A cooperativa também criou um departamento para a comercialização de grãos, o que facilitará ainda mais na hora de conseguir os melhores preços para a produção, dando maior liquidez e segurança. O departamento de comercialização de grãos já está em funcionamento, e em breve a estrutura operacional possibilitará a entrega do milho diretamente na Unidade Foguetinho, garantindo ao cooperado a segurança a e a solidez que já são marcas da Cocatrel.

Esta é 15ª unidade da Cocatrel que conta com 8 mil famílias cooperadas, 700 colaboradores, que está presente em 15 cidades diferentes e originando produtos de mais de 120 municípios. E como visionários, o presidente já anunciou que na próxima semana tem mais uma inauguração. A única coisa que Marco Valério revelou é que não é em Três Pontas.

Cônego José Douglas Baroni realizou a bênçãos na nova unidade da Cocatrel

O prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia, anunciou na inauguração que vai continuar a duplicação da Avenida do Foguetinho. Será realizado inicialmente a rede pluvial da Rua José Garcia Filho, que liga o bairro São Judas Tadeu e depois a criação de mais uma via começando na rotatória onde está o monumento do Foguetinho até próximo ao muro do Sest Senat. Os planos do prefeito são audaciosos, que é num futuro bem próximo ir até na nova unidade da Tecnotêxtil, que está sendo construída na região do Jardim das Esmeraldas, seguindo as torres como canteiro central.

Os recursos para o investimento desta etapa da duplicação será de R$ 2.032.487,99 e foram aprovados na Câmara nesta segunda-feira (11). Ele foi pago no Acordo Judicial de Brumadinho e esta obra deve já começar no próximo mês. Pela análise do prefeito deve ser rápida, cerca de três meses apenas. A outra etapa ainda depende de outras fatores, mas é o objetivo da gestão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here