O presidente do Clube João Paulo e membros da família do homenageado, Omar Camargo

 

Membros dos Lions Clube voltaram a se reunir presencialmente para um almoço festivo. O encontro entre companheiros leões e suas domadoras no fim da manhã de sábado (06), teve um motivo muito especial neste retorno pós pandemia, pois foi a posse de novos associados e a reativação do Lions Clube de Cláudio, que tem como foco o alívio da fome e a homenagem ao saudoso Cidadão Honorário Trespontano, Omar Camargo Bessa. Ele nasceu em Sacramento (MG), mas quis o destino que aqui em Três Pontas viesse trabalhar e construir sua história marcada pela dedicação ao próximo. O nome dele e seu trabalho social realizado ao longo das décadas do clube de serviço, é reconhecido em mais de 40 clubes de Minas Gerais. Tanto é que prestigiaram a festiva, membros das cidades de Pouso Alegre, Santos Dumont, Divinópolis, Betim, Itapecerica e Varginha.

O governador imediato do Lions, Neymar Cardoso da Silva, ocupou uma das cadeiras na mesa que presidiu os trabalhos junto com o casal José Maria e Sandra, do Lions de Três Pontas e explicou a todos que o Lions Clube de Cláudio é um clube dentro do Distrito LC12 de interesse especial, este voltado a uma das cinco causas globais e focado no combate a fome. Os outros instituídos no mundo, tem direção ao diabetes, visão, câncer infantil e meio ambiente. “Através desta cincos causas a gente procura divulgar e fazer várias atividades. Neste caso específico, a gente sempre lembra que onde há uma necessidade há um leão”.

Ele é um clube cibernético, composta por companheiros de várias cidades, ao todo 15 pessoas, entre elas filhos de Omar, que se reúnem em uma sala virtual duas vezes ao mês. Quando Neymar era o governador no seu ano leonístico de 2021/2022, foi lançada uma atividade que foi abraçada pelo mundo leonístico, de abraçar um rio, com foco no meio ambiente. Isto foi seguido no mundo inteiro.

Neymar não teve a satisfação de conhecer Omar Camargo, mas reconhece que pelo que ouve falar deste grande leão, ele foi um grande cidadão, líder e leão. “Este é o reconhecimento da que foi além da própria comunidade, é sinal que através do nome dele, o Lions estava presente com o nosso lema que é servir”, destaca Neymar Cardoso.

A festiva registrou nominalmente a posse de novos companheiros que formarão o Lions Clube de Cláudio e o mestre de cerimônias Kléber Matioli, fez a leitura dos nomes dos companheiros que farão parte da Carta Constitutiva e da diretoria 2022/2023. O documento é como se fosse uma certidão de nascimento do clube.

Familiares do homenageado participaram da festiva e se emocionaram com as palavras direcionadas a Omar Camargo

O presidente do Clube Lions Alívo à Fome é João Paulo Lima Teixeira, que foi um mestre e engenheiro nesta ‘obra’ de reconstrução e recebeu o carinho dos companheiros, pela sua dedicação. A fundação de cinco clubes passaram por ele. Tanto é que as reuniões começaram em dezembro do ano passado, vários ações já foram realizadas em diversos municípios e em abril houve o reconhecido pelo Lions Internacional.

Na missão de homenagear Omar Camargo, Kleber Matioli, falou o que veio ao coração, sem nenhuma formalidade e conhecendo este grande companheiro que o Lions perdeu em 2020. Lembrou que no dia 06 de agosto daquele ano, fechados em casa, fizeram uma homenagem ao Omar pelo Dia dos Pais, e em outubro ele partiu. Exatamente dois anos depois, a homenagem para ele é póstuma. Segundo Matioli, é uma demonstração que as coisas e a vida passam rápido demais e servindo como um sinal de alerta. Hoje nasce um clube em seu nome e a responsabilidade é enorme, de fazer como Omar fazia. Ele era o homem das profissões não remuneradas, sempre dizendo sim ao voluntariado.

Os membros que aceitaram e receberam esta missão, receberam o pin, o Código de Ética e o certificado de associados fundadores.

Omar fez parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis e da diretoria. Estava sempre disposto em reuniões e assembleias. Sua disposição era invejável. A diretora do Hospital Gisele Azevedo e a irmã do provedor Michel Renan Simão Castro, Mariliz Castro falaram em nome da entidade. Mariliz bastante emotiva, falou que mesmo doente Omar não desamparou a Santa Casa. Ligava diretamente na cozinha para saber se faltava alguma coisa para as refeições. Ao saber o que não tinha, logo chegavam caixas e mais caixas e todos já sabiam que era providência dele, que não fazia questão e não gostava que fosse divulgado. Gisele que é servidora municipal conheceu Omar no Conselho do Instituto de Previdência do IPREV, onde ele era voluntário. Segundo a diretora, ele sempre teve um senso de justiça e sempre pensava nas pessoas.

Sua nora Renata Brito da Silva Camargo (foto), casada com Francis Camargo, falou em nome dos familiares. Disse que foi recebida na família por ele e Dona Nélia como filha. Chorando muito, disse que o sogro emana luz, que faz muita falta a todos eles. “Ele era um homem íntegro, que adorava a família e cuidava dos mais necessitados, que deixou um legado que eles buscam seguir”.

Veja aqui a biografia do homenageado

Veja a composição da diretoria

João Paulo Lima Teixeira – Presidente do clube – Itapecerica
Franciane Borges Fernandes – 1º vice presidente – Nova Lima
Leina de Oliveira Bessa Gomes – 1ª secretária – Três Pontas
Eliane Paiva Lima – Diretora Administrativo – Pouso Alegre
Francis Keller Oliveira Camargo – Tesoureiro – Betim
Edvar Cardoso Leal Júnior – Assessor de Aumento de Associados do Clube – Divinópolis
Marlene Souza Matos – Coordenador de LCIF de Clube – Nanuque
Danusa de Oliveira Bessa – Assessora de Serviços do Clube
Gustavo Amador Gonçalves – Assessor de Marketing – Nanuque

Discursos da festiva

Prefeito Marcelo Chaves

Alegria enorme para nós de Três Pontas poder acompanhar um momento como este presencialmente. Eu tive ao longo da minha vida a oportunidade de ter participado de vários conselhos e de entidades e prezo muito por isto e temos hoje em Três Pontas todos os eles funcionando e funcionando muito bem. Agradeço a todas estas pessoas, que mais uma vez elas estão ali voluntárias e trabalhando para que as coisas possam acontecer e amenizar o sofrimento das pessoas que passam por dificuldades. Eu tive a honra e o prazer de conhecido e trabalho muitas vezes com o Omar. Este é o motivo mais forte deu estar aqui presente, além obviamente do brilhante trabalho que o Lions. O Omar já me chamava a atenção pela presença sempre, pelas suas atitudes e comportamento que tinha. Fico grato de estar aqui hoje. Desejo sucesso a todos vocês que se dedicam voluntariamente em prol dos outros.

Vice prefeito Luis Carlos da Silva

Quero agradecer o convite de estar aqui participando deste momento festivo e desejo que a diretoria empossada e todos os membros do Lions tenham trabalhos frutíferos. Quero  parabenizar pela escolha do nome do Omar. Ele foi uma pessoa que participou muito de reuniões na Santa Casa, da Irmandade e foi dedicado à luta de ajudar ao próximo. Que Deus abençoe a todos que atuam nesta prática de fazer o bem.

Presidente da Câmara Maycon Machado

Para mim é uma alegria muito grande, porque desde pequeno eu já convivia com o Omar porque meu pai foi servidor do Saae e eles tiveram muito contato e eram amigos. Ele me viu crescer e de forma indireta viu todas as minhas conquistas. Minha família pediu que eu  parabenizassem a todos e coloco a Câmara a disposição daquilo que for necessário e possível ao Poder Legislativo. Estamos aqui para sermos parceiros e ajudar a quem mais precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here