Fotos: PASCOM - Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda

 

*Devotos da cidade podem participar da novena que tem cinco horários de missas na Matriz, até o dia 22 de setembro

Chegou a Festa do Beato Padre Victor. Mais um ciclo se concluiu e os trespontanos se reúnem mais uma vez para comemorar o Aniversário de Morte daquele que já é considerado Santo, mas que perante a Igreja falta cumprir requisitos fundamentais para a sua Canonização.

Com o tema “Beato Padre Victor: um servidor com o coração de pai”, a 116ª festa deste ano, foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (13), com uma missa presidida no Carmelo São José, Casa da Nossa Mãe. O início foi realizado no Mosteiro, no silêncio da clausura, sem a presença de fieis, onde foram dados os primeiros passos para o processo de beatificação do Servo de Deus, que durante 53 anos guiou os destinos na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e onde hoje estão seus restos mortais. A celebração foi presidida pelo pároco Cônego José Douglas Baroni, concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças padre José Rodrigo Pereira e transmitida pelas redes sociais do Carmelo e da Paróquia.

Do lado de fora, devotos e fiéis se organizavam para uma enorme carreata. A fila de carros, caminhões e motos, percorreram toda a cidade, com a imagem e a relíquia de Padre Victor, passando por todas as comunidades urbanas das três paróquias do Município e na porta de milhares de moradores, que demonstraram a fé no Beato. Eles enfeitaram a entrada de suas residências com flores, imagens de Padre Victor e fizeram o gesto concreto com a doação de alimentos, que serão destinados às famílias carentes. O destino foi concluído por volta das 23:00 horas na Matriz, onde Cônego Douglas deu as bênçãos nos veículos.

Como ainda este ano, as comemorações ainda serão restritas as pessoas da cidade, o convite é para que os devotos façam de suas casas uma igreja doméstica, rezando pelo fim da pandemia da Covid-19, por todos os religiosos, pelas famílias e por todo o povo de Deus.

A novena que começou nesta terça-feira (14), leva todos os anos multidão a Igreja Matriz D’Ajuda, é o momento esperado de preparação pelos fiéis. Este ano, serão cinco horários de missas presididas pelos padres que servem as paróquias trespontanas: 6h, 9h, 12h, 15h e 19h. Exceto domingo, dia 19 de setembro,  as missas serão nos horários tradicionais às 7h, 9h, 10h30, 15h, 17h e 19 horas. Na mensagem no livreto da novena, o bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, desejou que a novena do Beato possa ajudar as pessoas a sonhar os sonhos de Deus e a renovar, diariamente, o nosso desejo de uma mundo melhor, sem exclusão, indiferença e discriminação. Assim, saberemos amar e servi pela compaixão e cuidado com todos.

Já no dia 23 de setembro, as celebrações serão às 9h e as 19h. Às 9:00 da manhã, a missa será presidida pelo bispo Dom Pedro Cunha Cruz e em seguida sairá uma enorme carreata pelas ruas e avenidas da cidade. Por causa da pandemia, não haverá ainda nenhuma estrutura montada para receber os devotos, por isto, eles são convidados a rezarem de casa, acompanhando pelas redes sociais, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, da Associação Padre Victor e da Equipe Positiva, que irá transmitir todos os dias, a missa da novena das 19 horas e a carreata no dia de Padre Victor, em 23 de setembro. Não haverá comércio ambulante e nem as tradicionais celebrações e movimentos, como a Cavalgada para a Capela na Comunidade da Faxina, a Trolada das Virtudes e a Caminhada e Procissão da Penitência para a Capela de Padre Victor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here