Três Pontas será uma das 68 cidades de Minas Gerais e um dos 6 municípios da região do Sul de Minas, que irá vão receber um novo modelo de urna eletrônica nas Eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a urna eletrônica modelo UE2020 tem algumas melhorias em relação aos modelos anteriores e será utilizada pela primeira vez nestas eleições.

No Sul de Minas, vão receber as novas urnas eletrônicas, além de Três Pontas, as cidades  de Boa Esperança, Campo Belo, Candeias, Perdões e Varginha. No Estado, o novo equipamento de votação será utilizado também em Belo Horizonte, todas as cidades da Região Metropolitana da capital e alguns locais no entorno.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas, Maria Rosa Guimarães Miari, a urna terá nova aparência desde que foi criada em 1996. Além de ganhar uma série de recursos de acessibilidade e segurança, garante uma proteção ainda maior ao sigilo e integridade do voto. Maria Rosa ressalta que o novo equipamento tem uma tecnologia ainda mais avança e será mais rápido a ser programada para votação na preparação ao pleito. Ela enfatiza que está muito feliz pela Comarca de Três Pontas ter sido escolhida para usar a nova urna.

A Chefe do Cartório Eleitoral de Três Pontas Maria Rosa comemora Três Pontas ser escolhida para usar nova urna

Segundo informações do TRE-MG, a urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos.

O terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), reduzindo os custos de manutenção.

Além disso, o modelo UE2020 conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados atualmente disponíveis. E tem certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Conforme o TRE-MG, isso significa que um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que define as regras da ICP-Brasil.

Acessibilidade

Em 2022, tanto a urna UE2020 quanto aquelas de modelos anteriores terão novidades para facilitar o voto das pessoas que têm deficiência auditiva ou visual. Uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indica o cargo que estão em votação em cada etapa.

O sintetizador de voz foi aprimorado. Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora são falados os nomes de vices e suplentes. Nas Eleições 2020, por exemplo, a urna só emitia um som informando o nome da candidata ou candidato titular.

E, para maior fidelidade na fala dos nomes dos concorrentes, é possível cadastrar um nome fonético. Isso significa escrever o nome do jeito que ele é falado. Assim, o software não erra e fala o nome dos candidatos e das candidatas corretamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here