Após um hiato de dois anos devido à pandemia de Covid-19, o Carnaval de Santana da Vargem se reergueu com toda sua energia e tradição, trazendo de volta as amadas escolas de samba à Praça Padre João Neiva, mo Centro. As noite foram marcadas por cores vibrantes, ritmo contagiante e uma atmosfera de celebração que contagiou os foliões. Nas duas primeiras noites, as escolas de samba Coisa Nossa e Unidos do ZQ levaram uma multidão de pessoas da região e do estado de São Paulo (SP), para assistir aos desfiles. Ter uma escola de samba se tornou cada vez mais difícil e a tradição em Santana da Vargem é um privilégio.

A Escola de Samba Coisa Nossa, ausente desde 2020, mostrou todo seu poder e grandiosidade, mesmo com um atraso de duas horas em relação ao horário previsto. Sob o tema “Coisa Nossa Canta Ilha Bela”, a agremiação encantou o público com uma apresentação que explorou as belezas desta cidade paradisíaca, cativando os olhares de todos. Com 220 pessoas divididas em 6 alas, a Coisa Nossa exibiu uma Comissão de Frente deslumbrante e carros alegóricos imponentes.

Em entrevista à Equipe Positiva, a presidente da Escola Coisa Nossa, Talita Araújo Reis, expressou sua gratidão pelo retorno triunfal da agremiação. Ela destacou o árduo trabalho realizado por toda a equipe da escola, que se dedicou incansavelmente para fazer brilhar o desfile.

Questionada sobre os planos para 2025, Talita deixou no ar uma surpresa para o público, revelando apenas que há novidades emocionantes em preparação. Ela enfatizou a importância do apoio recebido da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que anteciparam verbas para viabilizar o grande Carnaval deste ano.

Já a Escola Unidos do ZQ emocionou com o enredo “Do Lixo ao Luxo”, simbolizando a superação e a valorização dos bons momentos após tempos difíceis. Com 130 integrantes divididos em 7 alas, a agremiação trouxe à tona situações consideradas “lixo” e as transformou em verdadeiros momentos de luxo. A ZQ, apadrinhada pela renomada Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, conquistou o público ao destacar que a verdadeira riqueza está na família, no povo e na cidade de Santana da Vargem.

A presidente da Unidos do ZQ, Marcela Garcia expressou a emoção do retorno ao Carnaval, focando a importância da tradição e cultura que as escolas de samba trazem para a cidade. Ela também revelou planos empolgantes para o futuro, mantendo o mistério sobre as novidades que estão por vir.

O prefeito de Santana da Vargem, Zé Elias, ressaltou o empenho da Prefeitura em resgatar a tradição das escolas de samba da cidade. Ele agradeceu o apoio e dedicação das diretorias das agremiações, assim como de toda a equipe envolvida na organização do evento. O prefeito disse da importância da segurança e organização do Carnaval, que trouxe novidades como o cercamento da Praça. Inicialmente houve resistência por parte das pessoas, que posteriormente entenderam a proposta, atraindo visitantes de várias regiões para prestigiar a festa.

O Carnaval de Santana da Vargem teve shows com bandas todas noites, agitando os foliões. O Santana Folia também foi elogiado por sua tranquilidade e liberdade, permitindo que pessoas de todas as idades pudessem participar e se divertir. O prefeito anunciou futuros eventos culturais e turísticos, visando promover o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Durante o último dia de Carnaval, uma chuva forte acompanhada de muitos ventos caiu na cidade. Houve de árvore, interrupção da energia elétrica e danificou parte da estrutura na Praca. A equipe da Secretaria de Obras agiu rápido e reorganizou para que a festa fosse concluída. Na última noite, o prefeito Zé Elias e o vice Paulo Barba, entregaram os troféus de participação no Carnaval 2024 às escolas e foliões adultos e crianças que se destacaram com animação e fantasia.

Em suma, o retorno das escolas de samba ao Carnaval de Santana da Vargem foi marcado por emoção, superação e promessas de um futuro ainda mais brilhante para a cultura e turismo local. A festividade reafirmou o potencial da cidade em sediar eventos de grande magnitude, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here