No Cootec alunos continuam com as aulas remotas e outra turma na sala

 

As escolas particulares de Três Pontas retornaram nesta segunda-feira (21), às aulas no formato híbrido, seguindo um rigoroso controle de medidas sanitárias. O sistema propõe que uma determinada quantidade de alunos de uma mesma sala continuem acompanhando as atividades educacionais on-line, em suas respectivas casas, enquanto a outra turma vai para a aula presencial, modelo colocado em prática por ainda estar na onda vermelha, do Programa Minas Consciente do Governo de Minas, diante da pandemia da Covid-19. O formato é opcional aos pais, e os estabelecimentos de ensino não possuem autorização para que voltem todos para as salas de aulas, enquanto não avançar à onda amarela.

O ano letivo de 2021 começou de forma remota em 08 de fevereiro, seguindo orientações das secretarias municipais de Educação e de Saúde. Em 1º de março, o ensino passou a presencial, e no dia 15, voltou à modalidade remota por conta da imposição da onda roxa.

No Colégio COOTEC, que atende desde os segmentos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, em média 60% dos alunos retornaram às salas de aulas nesta segunda-feira. Isto acontece após todos os professores já terem tomado a primeira dose contra a Covid-19, respeitando o intervalo posterior de 15 dias, quando a imunização começa a agir. De acordo com a Diretora Polyanna Andrade Rabello, apesar do trabalho efetivo realizado de forma on-line, ter os estudantes no colégio faz toda a diferença. “Mais uma vez, ficamos com o coração agitado, animados com o retorno e esperamos não parar mais”. Ela explica que o Colégio passa por desinfecção seis vezes ao dia por funcionários – antes das aulas, no intervalo e na troca de turnos e, além da desinfecção no fim de semana, feitas por servidores além de uma empresa especializada que foi contratada.

A Coordenadora Pedagógica da COOTEC, Fabrícia Daniele Dias Goulart, acrescenta que estar de volta é extremamente positivo pedagogicamente. No Colégio, os alunos ficam mais concentrados no período escolar, seguem uma rotina de estudos. Quando os estudantes estão em casa, de forma on-line, por mais que as famílias tenham se organizado para receber a escola em suas residências, ainda há muitas distrações, como os ruídos que atrapalham a concentração para os estudos. Ela reafirma que a COOTEC está seguindo a risca todas as medidas, os estudantes estão conscientizados da necessidade de manter o distanciamento e os professores seguros de seguir até o recesso de julho, contando que em agosto os estabelecimentos possam receber todos.

No Colégio Travessia, que integra o Grupo Unis, apesar de ter espaço suficiente para receber a todos, a direção está muito feliz em receber a metade dos seus alunos, neste momento que ainda requer muito cuidado, mas respeitando todas as recomendações.

A diretora Ana Cristina mostra estrutura tecnológica que foi ampliada para as aulas híbridas
Carteiras que não podem ser usadas para manter o distanciamento foram demarcadas

As salas voltaram a ter aulas e uma rotina que faz falta aos profissionais de educação. Nesta segunda-feira 31% dos alunos compareceram. Quem está em casa, assiste a mesma aula ministrada por uma equipe que já domina todo o sistema e o Unis já tem toda tecnologia de ponta, pronta para isto, desde antes da pandemia da Covid-19. A escola atende de manhã, o Fundamental II e Ensino Médio e a tarde o Ensino Fundamental I. Segundo a diretora Ana Cristina Naves, 99% dos professores já estão vacinados, restante apenas três funcionários, sendo duas estagiárias e um professor que contraíram a Covid-19 e estão saindo do período de transmissão. O professor vacinará nesta terça-feira (22).

Não é o movimento que havia antes, é uma nova rotina que mudou a vida das pessoas. No Travessia os intervalos são intercalados a cada duas aulas e servidores ficam atentos para evitar as aglomerações. A Festa Junina que era uma grande comemoração e movimentava toda a comunidade escolar, será transformada em um Arraiá Solidário, que vai receber doações de agasalhos que serão destinados às famílias carentes e os alunos receberão alguns mimos, como brindes e guloseimas.

A Escola Coração de Jesus também retornou as aulas nesta segunda-feira de forma híbrida, seguindo os protocolos sanitários. De acordo com a diretoria, 40% dos alunos estão frequentando as salas. As turmas que estão em casa, acompanham as explicações e atividades de maneira síncrona, ou seja, em tempo real.

Para a Escola, que nesta semana completa 116 anos, ter os alunos de volta é uma grande alegria e eles são recebidos com muito amor e cuidado. Além do zelo preventivo aplicado na estrutura física, toda a equipe passou por capacitação para orientar os estudantes quanto às medidas de combate à Covid-19. Professores e demais profissionais já receberam a primeira dose de vacina contra a doença.

Desde o início da pandemia, completa a diretoria, a Escola Coração de Jesus-Objetivo fecha os conteúdos bimestrais pontualmente, o que significa que as adaptações pedagógicas têm sido eficientes, garantindo o ensino de qualidade que marca a história da instituição.

Clique aqui e acesse o site da ALMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here