As férias terminaram oficialmente e os alunos da rede municipal de ensino de Três Pontas voltaram às aulas nesta segunda-feira (04).

Os alunos que estão matriculados nas escolas no período matutino e as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil, as creches enfrentaram cedinho a chuva e uma queda na temperatura. Os estudantes da zona rural não conseguiram chegar na cidade neste primeiro dia para estudarem, por conta das consequências da chuva que impediram os ônibus escolares de rodarem nas estradas vicinais.

Os pais e responsáveis foram até as escolas conhecerem os professores, entregar os materiais escolares solicitados e ter informações do início do ano letivo.

Na Escola Edna de Abreu, no bairro Santa Edwirges, (foto) são 630 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano. A diretora Rosiane Rissi Maia, disse que professores e funcionários estão animados com o ano letivo. A expectativa é conseguir que a escola tenha sua quadra poliesportiva, para atender as crianças da escola, nas atividades físicas e nos eventos que são realizados frequentemente e contam com a participação dos pais e da comunidade.

Na Escola Municipal Cônego Vitor, que fica no Centro, são 540 alunos em três turnos, nas séries de 1º ao 5º, anos iniciais, o Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde também do 1º ao 5º ano  e o Centro de Estudos Supletivos Dr. Potiguar Veiga, o CESU.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas ano passado, a diretora Érica Araújo Pereira Mendonça está esperançosa que 2019 será melhor. Ela lembra que o Município, apesar de deixar de receber recursos, está conseguindo honrar seus compromissos, mantendo o calendário escolar, enquanto outras localidades vão começar apenas depois do Carnaval e a qualidade na merenda oferecida às crianças. Érica Araújo, também destaca que a qualidade do ensino das escolas é alta, aliado a capacidade e dedicação dos profissionais da educação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o ano letivo começa com 5.043 alunos que foram matriculados ano passado, nos ensinos infantil, fundamental e no EJA.

O calendário escolar de Três Pontas, garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As férias do meio ano, chamado de recesso escolar, serão apenas duas semanas entre 15 e 26 de julho. O segundo semestre começa dia 29 de julho e o ano letivo se encerra em 13 de dezembro.

COMPARTILHAR