Teve início no sábado (14) o curso para os selecionados que irão trabalhar no Samu Regional, que visa atender Varginha e região. A preparação dos selecionados do concurso, realizado no ano passado, já havia sido adiada duas vezes por falta de verba.

A principal atividade durante o primeiro dia de treinamento foi a regulação, setor que, segundo os instrutores, é o ponto de partida do socorro às vítimas.

Segundo a médica instrutora do curso, Ana Flávia Figueiredo Ribeiro, este primeiro contato é fundamental para o atendimento. “Este treinamento vai capacitar os profissionais a atender diversos tipos de ocorrências o mais depressa possível”, afirma.

A implantação do serviço começou a ser cogitada na região em 2010, quando 15 ambulâncias do Samu chegaram a Varginha. Os veículos ficaram três anos parados, totalmente inutilizados. Já as obras da sede regional do Samu começaram em outubro do ano passado. A estrutura já está pronta, mas ainda faltam os equipamentos.

O Samu Regional vai atender 153 municípios do Sul de Minas, onde vivem mais de 2,5 milhões de pessoas. Para atender toda a população, o serviço vai disponibilizar ambulâncias para 34 municípios e cerca de 30 hospitais já estão credenciados.

De acordo a direção do Samu Regional, João Paulo Ribeiro, toda a estrutura das 10 bases sub-regionais está em fase de finalização. A previsão é de que o serviço comece a funcionar na região no início de agosto deste ano.

Lavras: Jovem de 17 anos morre em acidente entre moto e caminhão

Caminhao

 (Foto: Jornal de Lavras)

Um jovem de 17 anos morreu na manhã de sábado (14) após se envolver em um acidente com um caminhão, no Centro de Lavras. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista invadiu a contramão e bateu de frente com o outro veículo. 

O motorista do caminhão informou aos bombeiros que ao ver a moto em sua frente, praticamente parou o veículo na tentativa de evitar a batida, mas a velocidade da motocicleta era muito alta e não conseguiu evitar o acidente.

O jovem foi socorrido ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa), de Lavras.

A Polícia Militar informou que um revólver calibre 38 foi encontrado com a vítima e que ele possuía passagens por diversos crimes.

 Dupla em motocicleta é presa com um quilo de maconha

Dois homens foram presos e um quilo de maconha foi apreendido na BR-491, entre Juruaia e Guaxupé , na noite de sábado (14). Segundo a Polícia Militar, a dupla, que estava em uma motocicleta, foi parada durante uma blitz na rodovia.

Ainda de acordo com a PM, além da droga foram apreendidos cerca de R$ 500 em dinheiro. A motocicleta também foi apreendida e removida para um pátio credenciado. Os dois suspeitos, de 22 e 31 anos, foram levados para a Delegacia de Guaxupé.

Fonte: G1 Sul de Minas

 

 

COMPARTILHAR

Comentários