Ana Luisa falando no painel realizado por mulheres envolvidas na cadeia produtiva do café. Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

A Cocatrel é uma das sete cooperativas presentes na Semana Internacional do Café, que termina hoje, sexta-feira (22), no Expominas em Belo Horizonte. A programação consta de vários eventos simultâneos, de capacitação e informação para todos os elos da cadeia produtiva do café e a Cocatrel participa de vários deles. O evento está consolidado e é hoje um dos mais importantes do mundo do setor cafeeiro e tem a participação de mais de 40 países durante estes três dias.

Durante esta manhã, a jornalista Ana Luisa Leite, responsável pelas relações institucionais da cooperativa, participou de um debate no Fórum de Mulheres realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café, sobre a comercialização do café feminino da perspectiva do comprador.

Durante sua explanação, ela comentou como o grupo Cafeína, surgiu dentro da Cocatrel. São 6 mil associados e a cooperativa com maior número de mulheres no país: 1.300 (22%).

E foi para conhecer e entender como elas são, que o grupo foi formado e está presente em diversos eventos, além de realizar encontros específicos para elas. E o grupo formado por 150 cafeicultoras, que está na região de Três Pontas, ganhou visibilidade. Foi exportado a cerca de um mês, a primeira carga de cafés especiais produzidos apenas por mãos femininas para a Alemanha.

Ana Luisa que coordena o Cafeína, se emocionou ao falar da felicidade em representar a cooperativa, Três Pontas e a maior região produtora de café do Estado. Ela explicou ao público que o nome Cafeína, além de ser ligado ao café, partiu do princípio de que as mulheres do campo são fortes e com muita energia para transformar suas realidades.Assim como a cafeína, composto químico que traz muitos benefícios à saúde, como disposição, foco, concentração, melhor desempenho físico e melhora do humor, as mulheres do Cafeína também têm energia de sobra para trabalhar, gerir e produzir cafés de muita qualidade. O nome Cafeína é, ainda, uma brincadeira com a junção de expressões como cafeicultura feminina, café de menina, cafés de Minas.

No stand da Cocatrel, foram lançados durante a Semana Internacional do Café novos produtos. O Café Superior e o Gelato Cocatrel, que são os sorvetes tipo italiano nos sabores Mocaccino, o café com chocolate e o Iogurte com Amarena, que é um iogurte natural Cocatrel com calda de amarena, que é um tipo de cereja italiana. Esses dois e mais dez novos sabores do gelato estarão disponíveis na Cafeteria Cocatrel na próxima semana.

A linha de presente também está sendo bastante procurada e alguns produtos já até se esgotaram.

Outra empresa que está presente no evento e tem filial em Três Pontas, é a TDI Máquinas Agrícolas, tem stand montado no pavilhão de exposição.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here