Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

Autoridades prestigiaram no fim da tarde desta segunda-feira, feriado do Dia da Cidade, mais três inaugurações na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas. Desta vez, foi a estruturação, reforma e ampliação da Maternidade e a entrega dos Confortos dos colaboradores e colaboradoras do Hospital.

O evento ainda trouxe a oficialização da destinação de um montante de R$2 milhões, do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) à Secretaria de Saúde que vai também beneficiar a Santa Casa. Um cheque simbólico foi entregue às autoridades, pelo assessor do parlamentar Luiz Antônio Campos Diniz. O deputado estava na cidade, mas acabou tendo que retornar para Brasília.

Membros da Irmandade, colaboradores e prestadores de serviços da Santa Casa e familiares dos homenageados prestigiaram a cerimônia realizada no hall de entrada da Maternidade.

Maternidade Ignez Chaves de Figueiredo

O setor da Maternidade da Santa Casa foi inaugurada em janeiro de 1939, sendo hoje referência para Três Pontas, Santana da Vargem e Coqueiral, fazendo uma média de 50 partos e 310 atendimentos por mês.

A Maternidade da Santa Casa hoje está equipada com berços, monitores, aparelhos de fototerapia, berços aquecidos e muitos aparelhos de última geração, bem como possui salas de parto humanizadas, berçário com equipamentos semi intensivos e profissionais médicos e de enfermagem de extrema competência e primando sempre pela humanização em seus atendimentos.

Com a melhoria na estrutura física da Maternidade, será possível melhorar a experiência das parturientes e de seus bebês possibilitando maior conforto, segurança e melhor atendimento. Os recursos para a compra do mobiliário da Maternidade vieram parte dele do Fundo da Infância e Adolescente (FIA) e teve participação importante da secretária de Desenvolvimento Econômico Melissa Chaves. Para os novos equipamentos, a ajuda veio de grande parcela de emenda impositiva do vice presidente da Câmara, vereador Luan Donizete Elias (Luan do Quilombo – PDT).

Homenageada  – Ignêz Chaves de Figueiredo Paiva nasceu no dia 18 de setembro de 1934, filha de Braulino Ramos de Figueiredo e Maria Chaves de Figueiredo (Dona Mariquinha). Casou-se com Ismael de Paiva no dia 25 de julho de 1953, tendo dois filhos, um que faleceu logo após o nascimento, e uma filha do coração, Marita Chaves de Figueiredo Paiva Oliveira Brito.

“Inezinha”, como era chamada carinhosamente, sempre foi uma pessoa muito piedosa, caridosa e preocupada com o próximo, ajudando a todos que iam até ela solicitar algum tipo de auxílio.

Sempre preocupada em fazer o que podia pelo próximo, participou das atividades na APAE e colaborou com a construção de um pavilhão do Hospital São Francisco de Assis, sendo seu esposo provedor, nessa época.

Ressaltamos também seu grande empenho em todas as ações para arrecadar recursos para Santa Casa, o que possibilitou a manutenção da prestação de serviços à população por muitos anos.

Também foi vereadora nos anos de 1989 a 1992, durante o mandato do então prefeito Nilson José Vilela. Muito católica e devota do Sagrado Coração de Jesus, Inezinha foi Ministra da Eucaristia e membro do Apostolado de Oração.

Faleceu no dia 05 de fevereiro de 1996 em decorrência de um câncer. Além de muita saudade, deixou para sua filha Marita, seu esposo Ismael (agora falecido), seus netos Rebeca e Ranieri, e para todos os seus familiares e amigos um belo exemplo de amor ao próximo, caridade e temor a Deus.

Confortos masculino e feminino

O conforto dos colaboradores foi pensado no intuito de trazer melhoria na qualidade de trabalho dos funcionários. Com espaço amplo junto a banheiro e armário individual, o que traz melhoria no dia a dia daqueles que são peça fundamental da Santa Casa.

O local para descanso dos colaboradores é dividido em masculino e feminino, contanto com banheiros exclusivos e chuveiros, juntamente com armários individuais para guarda dos objetos pessoais. O conforto foi finalizado em dezembro de 2022, contando com 20 camas , 111 armários e 4 banheiros.

Conforto masculino  – Maurílio de Moura nasceu em Mirandópolis, São Paulo, no dia 15/04/1940. Não chegou a conhecer seus pais, Gumercindo Lourenço de Moura e Francisca Lourenço de Moura, crescendo assim em um orfanato. Mesmo diante de tantos acontecimentos difíceis estava sempre com um grande sorriso no rosto, o que mais tarde veio a ser sua “marca registrada”. Com o passar dos anos transferiu-se para Londrina onde veio a conhecer sua futura esposa, Irene.

Dessa união nasceu seu único filho, Cássio. Mais tarde foram viver na cidade natal de sua esposa, Três Pontas, Minas Gerais. Foi atuante e participativo no Hospital São Francisco de Assis, de 01/10/1989 a 26/08/2008, pelos 19 anos em que permaneceu como colaborador deixou registros de amor e carinho ao próximo. Faleceu no dia 25 de fevereiro de 2022 em Três Pontas, deixando uma história para ser lembrada com grande estima.

A colaboradora da Santa Casa Mara Lúcia de Castro entregou flores ao filho de Maurílio, Cássio.

Conforto feminino – Sebastiana da Glória Roberto, mais conhecida como Tianinha. Nasceu em Três Pontas no dia 9 de abril de 1955. Filha de Sebastião Roberto e Maria Orminda Goulart Roberto, com família é composta por 12 irmãos. Casou-se com Sebastião Vicente Sudério em 26 de outubro de 1974, onde tiveram três filhos, Alessandra, Marcelo e Michele. Seus netos: Gustavo, Isadora, Isabela, Iasmim e Clara.

Trabalhou como técnica em enfermagem no Hospital São Francisco de Assis em 01/08/2000, onde trabalhou por 21 anos até a data de seu falecimento em 24/06/2021. Na Santa Casa e por todos os locais que passou, sempre fez tudo com carinho e excelência.

Como filha, mãe, irmã, esposa, mãe, vó, amiga e profissional, sempre foi dedicada, amorosa, conselheira, companheira, zelosa, um exemplo a ser seguido.

A colaboradora e sobrinha da homenageada, Isabel Cristina Sudério Abreu, entregou flores à filha de Tianinha, a ex-vereadora Alessandra Sudério. Os filhos aproveitaram para agradecer o reconhecimento e destacar a importância que eternizar estes nomes, em uma instituição que ambos tantos amor.

O cerimonial lembrou da morte da ex colaboradora do Hospital, Ana Cristina de Figueiredo Leite. Uma pessoa sempre alegre, carinhosa e muito competente, que prematuramente faleceu em um acidente de carro, na rodovia MG 167, quando voltava para casa, no dia 06 de abril deste ano, depois de mais um dia de trabalho. Ela começou a trabalhar na Santa Casa em dezembro de 2011 e era muito dedicada ao que fazia.

“Maior a Santa Casa, maior o déficit”

Gestão de Michel Renan foi elogiada em todos os discursos seja de autoridades ou de familiares dos homenageados

O provedor da Santa Casa Michel Renan Simão Castro, fez um discurso dividido em partes. Recordou das grandes dificuldades que havia quando assumiu a direção da Santa Casa. Na questão da Maternidade, falou da falta de uma estrutura digna para as gestantes na hora mais importante de sua vida, que é a concepção. “Foi um passo gigante que foi dado, melhorando a estrutura e os equipamentos. Realmente é muita satisfação poder destinando à população que tanto fez e acredita no trabalho”. Este tempo todo, Michel aprendeu que na Maternidade, quando as mães chegam e necessitam da transferência de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o tempo de espera é um sofrimento enorme. A nova Maternidade dá condição de estar a um passo da UTI Neonatal.

Sobre o descanso dos colaboradores, Michel revelou que o problema era sério. O Hospital chegou a ser notificado pelo Ministério do Trabalho diversas vezes. O ambiente agora, é diferenciado, porque os funcionários merecem, pois são os responsáveis junto com os médicos que os pacientes tenham um atendimento satisfatório.

“As vezes as palavras somem, porque isto tudo que está acontecendo parece inacreditável, diante que passamos e vivemos. Chego a dizer que Deus é extremamente generoso, ao dar a mim a condição de poder naquele momento de tanta dificuldades superar aquilo e conseguir transformar em realizações”, acrescenta o provedor.

Porém, Michel faz um alerta, já que as dificuldades da Santa Casa não terminaram. Quanto maior a Santa Casa fica, maior são as dificuldades e os serviços precisam ser ampliados pois a população trespontana e da nossa região precisa. Hoje já existe um déficit mensal gerado no Hospital na ordem de R$1 milhão. Se este déficit não for sanado, dentro em breve todas as dificuldades que passaram vão tornar a vivê-la.

Por isso, ele conclama a população a participar e contribuir novamente para que não haja regressão. Michel admite diante de sua equipe, que a cada diz ele tem menos coragem de estar a frente do Hospital, porque só quem está lá, sabe o que ele viveu aos longos destes seis anos. Em alguns momentos achou que ele iria colapsar.

Por isso, Michel Renan pede que todos se deem as mãos, para encontrar uma solução para sanar estes problemas que estão nas nossas portas, porque se não houver medidas rápidas, a situação lá na frente será difícil de reverter.

Ainda bem que tem deputados que destinam recursos, citando os deputado Mário Henrique “Caixa” e Diego Andrade e o prefeito Marcelo Chaves que é um parceiro fantástico juntamente com o vice Luisinho.

Michel Renan chamou a frente a vice provedora Alessandra Diniz Pereira Miranda, a diretora Administrativa Fernanda Neri Morais e a advogada da Santa Casa Mayara Mendonça Marchetti. Ele atribui a estas mulheres que estão ao seu lado na gestão da Santa Casa, os elogios que recebe.

Mais uma vez, o provedor defendeu que esta figura do cargo que ele ocupa precisa ser extinta e a gestão precisa ser de um conselho, dividindo as responsabilidades, uma vez que tem sido desumano passar tanto tempo dentro da Santa Casa e mesmo fora dela, atendendo a demanda. No dia 31 de dezembro deste ano, estará sendo disponibilizado um Conselho para fazer a gestão da Santa Casa.

Ele terminou anunciando que no dia 06 de setembro, será inaugurada a tão sonhada Central de Hemodiálise da Santa Casa de Três Pontas. Com recursos do deputado Caixa será adquirida a Farmácia para o funcionamento do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here