Na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de novembro, Alfenas receberá o Raízes do Lago – I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas. O evento será gratuito e contará com seminários, painéis, mesas redondas, cases de sucesso, oficinas show, desafios, feira de empreendedores e produtos dos municípios, rodada de negócios, atrações culturais e muito mais.

A abertura será realizada no Auditório Leão de Faria, da UNIFAL-MG, a partir das 08h. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site: www.sympla.com.br/evento/o-raizes-do-lago-i-encontro-regional-de-cozinha-mineira-e-turismo-rural/2210393.

O encontro será riquíssimo pela sua gastronomia. O proprietário da Água Doce Cachaçaria de Varginha e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas, André Yuki, realizará a Cozinha Show, na sexta-feira, a partir das 16h, na Praça Dr. Emílio da Silveira.

“Irei preparar um prato ao vivo, que chamo de ‘Tilápia de Furnas à Moda do Chef’, uma moqueca de filé de tilápia sem espinhos, com banana da terra, uma deliciosa combinação de peixe com uma fruta típica da culinária brasileira. A tilápia é um peixe de carne branca e suave, que representa bem o Lago de Furnas pela sua alta produção de qualidade e que combina muito bem com o sabor adocicado da banana da terra. Com certeza será uma explosão de sabores e saberes”, garantiu o chef.

Ainda de acordo com André Yuki, o evento é importante para a região, pois proporcionará a divulgação das riquezas do lago e sua região, em um momento de networking, troca de experiências e conhecimentos, além de discutir questões relacionadas ao manejo e aproveitamento sustentável dos recursos naturais da região, da gastronomia local e a geração do turismo como fonte de renda.
“O momento será de fortalecimento e cooperação entre diferentes instituições, promovendo uma visão integrada e colaborativa para o desenvolvimento do Sul de Minas. A Abrasel não poderia deixar de contribuir para o nosso ‘Mar de Minas’, buscando soluções conjuntas e integradas para os desafios enfrentados pela região, visando garantir a sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais, bem como o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada”, enfatizou.
Segundo Fernando Ávila, proprietário da Fazenda Cabo Verde, especialista em criação de tilápia e produção de filés, iscas e postas, a tilápia é a querida dos consumidores de pescado, pois é um peixe suave e de sabor agradável, com lombo alto e carnudo, além de ser fácil de se encontrar em bares, restaurantes e supermercados.

“A piscicultura é uma importante atividade econômica em Alfenas e em todo o Sul de Minas, e vem aumento sua produção dia a dia, levando mais renda aos produtores rurais e contribuindo com a melhoria de qualidade de vida de sua família. Em relação aos consumidores, leva à mesa, uma opção de alimentação mais saudável. Na região encontramos estabelecimentos que oferecem em seus cardápios, muitas opções de preparo da tilápia, sempre fresca e saborosa. Não deixe de experimentar a tilápia da região, feita da maneira que mais lhe agradar”, afirmou Fernando.

No sábado, às 10h20, a turismóloga e proprietária da Trade Tour, Carolyne de Castro, participará do painel “A Indicação Geográfica Como Indutora da Organização dos Pequenos Produtores”, organizando e executando as Rodadas de Negócios, que acontecerão durante toda a programação. Sua empresa é destinada a educação profissional, promoção de eventos e turismo regional, realizando palestras, cursos e workshops voltados para a qualificação do trade turístico. “Iremos selecionar e convidar os empreendimentos para participar, proporcionando ao encontro, a oferta e demanda do turismo regional. No Espaço de Conhecimento, disponível para a gestão de ideias, também iremos tirar dúvidas e faremos planos de recomendações individualizados aos empreendimentos participantes do evento”, explicou Carolyne.

A presidente da Associação do Lago de Furnas (Alago) e prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, destaca que o evento será de grande importância, pois visa divulgar as riquezas gastronômicas e turísticas da região.
“A Alago não poderia estar fora do encontro, pois temos o mesmo objetivo que é o desenvolvimento sustentável do nosso Mar de Minas através das nossas riquezas. A expectativa é a melhor possível! Tenho certeza que vamos discutir questões que irão alavancar nosso turismo, que é tão importante para gerar empregos e renda. E onde tem atração turística, obrigatoriamente tem que ter comida boa e isso nós vamos mostrar”, concluiu Iza.

As novidades e demais informações sobre o Raízes do Lago – I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas, estão no Instagram: @furnas.circuito.

PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA 

08h: Credenciamento e café de boas-vindas;
08h30: Abertura oficial dos painéis com autoridades;
09h: Gustavo Mendicino (presidente EMC);
09h10: Renato Libânio (empresário alfenense);
09h20: Jorge Vieira Barbosa (presidente da Peixe MG);
09h30: Seminário “Empreendendo o Turismo no Espaço Rural” (Gustavo Toledo – turismólogo e instrutor do Sistema FAEMG/Senar-MG);
10h30: Painel I – Rotas e Experiências: “Caminhos e Experiências que Desembocam na Vida Caipira” (Chef Hugo Ribeiro, Andreia Lourenço – produtora de cafés especiais de Nepomuceno, Eliana Reis – produtora de cafés especiais e orgânicos na Serra da Boa Esperança, Vinícius Moraes – turismólogo, condutor rural e proprietário da Agência de Receptivo em Boa Esperança) e Nicole Batista – IEPHA;
12h: Almoço;
13h: Painel II – “Sustentabilidade – Turismo Rural na Agenda 3030” (Marília Melo – secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Giovana Martins – pró-reitora adjunta da UNIFAL e doutora em química, Julieta Moreira – gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNIFAL, Rogério do Prado – diretor de Extensão e Programas Comunitários da Unifenas);
14h30: Painel III – “O Papel do Gestor na Articulação do Turismo – Mineiridade, Ruralidade e Cozinha Mineira” (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mariela França – presidente da IGR Grutas, Marco André Malaquias – ex-presidente da Fecitur e gestor da IGR Guimarães Rosa, Hideraldo Henrique – prefeito de Boa Esperança, Levy Miranda – secretário de Turismo de Santana da Vargem e vice-presidente da IGR Lago de Furnas);
16h: Cozinha Show Abrasel e Happy Hour;
17h: Desafio – “Nossos Chefs do Lago”.
PROGRAMAÇÃO EXTRA: Atrações Culturais e Espaços de Negócios, Conhecimento e Sustentável. Durante o funcionamento da feira, o Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG estará funcionando com seu acervo e também com a exposição “Mar de Minas”, em comemoração aos 30 anos da Alago.

PROGRAMAÇÃO SÁBADO

08h: Credenciamento e café de boas-vindas;
08h50: Feira Raízes do Lago;
09h: Apresentação das Rotas de Ciclo Turismo Tour de Alfenas (Fábio Sossur – secretário de Juventude e Turismo de Alfenas e o vereador, Luciano Lee, com integração das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Esportes e do Clima Sustentável e Inovação Social);
09h40: Palestra – “Cozinha Mineira Como Patrimônio Cultural” (Luciana Praxedes – Instituto Periférico);
10h20: Painel I – “A Indicação Geográfica Como Indutora da Organização dos Pequenos Produtores” (Tereza Lemos – gestora da IGR Montanhas Cafeeiras, Cristiane Maria – diretora de Agricultura Familiar da secretaria de Alfenas, Luiz Adriano Batista – administrador, mestre em Políticas Sociais, especialista em Educação Empreendedora e diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais na reitoria do IFSULDEMINAS, Carolyne de Castro – turismóloga e pós-graduanda em psicopedagogia institucional, pesquisadora e empreendedora);
11h: Painel II – “Produção e Turismo Rural” (Thatiana Garcia – turismóloga e coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da EMATER-MG, Fabiano Costa – produtor da Fazenda Taboca de Divisa Nova, Sérgio Souza – presidente da Associação Terra do Marolo de Paraguaçu, Ildeu Vieira – Pamonha Cabocla Tereza de Serrania, Fábio Ximenes – Geleia Minas Gourmet de Fama e Fernando Ávila – Frigorífico de Peixe Cabo Verde de Alfenas);
12h: Almoço;
13h30: Adalise Silveira – coordenadora técnica regional da EMATER-MG, Encontro Cafezeiras, Maroleiras, Biscoiteiras, Peixeiras, Artesãs e Copfam, Café das Mulheres de Poço Fundo;
14h30: Oficina Show com Gim de Flor de Café da Destilaria Lúdika de Boa Esperança;
15h: Degustação de cachaças Porto de Minas – Paulo Leite, consultor etílico, sommelier e especialista em cachaça;
15h30: Happy Hour com chopp artesanal e harmonização de queijos;
16h: Desafio – “Nossos Chefs do Lago”;
19h30: Premiação do Desafio.
PROGRAMAÇÃO EXTRA: Atrações Culturais e Espaços de Negócios, Conhecimento e Sustentável. Durante o funcionamento da feira, o Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG estará funcionando com seu acervo e também com a exposição “Mar de Minas”, em comemoração aos 30 anos da Alago.

Fonte: Ana Luísa Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here