O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a prévia do número de habitantes dos municípios do Brasil. Pelos dados obtidos com exclusividade pela Equipe Positiva, a estimativa do número de habitantes em Três Pontas é de 53.511 moradores.

Porém, essa é apenas uma estimativa, pois o número de habitantes coletados até o momento não chegam nem mesmo a 50 mil, sendo 48.790 habitantes, ou seja, um número inferior ao coletado no Censo Demográfico de 2010.

A ausência de moradores, a falta de informações, a resistência das pessoas em atender os recenseadores e informar os dados e o desconhecimento são alguns dos problemas enfrentados pelos profissionais do IBGE.

Os recenseadores estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo móvel de coleta (DMC). Os agentes não solicitam dados pessoais, como de contas bancárias ou números de benefícios sociais, reforça o coordenador Censitário de Três Pontas Willian da Silva, pontuando ainda que é possível solicitar o agendamento da entrevista, para quem ainda respondeu ao questionário. O contato pode ser feito pelos telefones: (35) 99167-0011/(35) 99853-5126/(35) 98816-4208. Basta ligar e dizer que deseja responder ao Censo. “Garantimos total segurança da população em responder o Censo”, completa o coordenador.

Sem a conclusão do Censo 2022 no ano passado, o IBGE já enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a prévia da população dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro. O número de habitantes é utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de receita das prefeituras e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.

A estimativa populacional de Santana da Vargem é de 6.339 moradores contra 6.561 colhidos até agora. Em Coqueiral são 9.099 estimados mas colhidos 8.993, até agora.

No dia 31 de janeiro, o IBGE irá divulgar novamente o número de moradores de acordo com os dados coletados e a expectativa que se busca é que atinja um valor mais próximo da estimativa prevista para o município, reforçando que o quantitativo populacional influencia diretamente no planejamento e execução de politicas públicas.

A população começou a ser recontada de forma detalhada em 1º de agosto e a finalização dos trabalhos já foi adiada várias vezes e agora ficou para o final do mês de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here