O município de Três Pontas, conquistou um triplo pódio: 1º lugar Estadual (dentre todos os municípios de Minas Gerais), 1º lugar Nacional no Grupo 5 e 1º lugar Nacional global, ao ter a melhor pontuação dentre os 5.570 municípios avaliados no Índice CFA 2023. Os dados demonstram que Três Pontas é uma das cidades mais bem administradas do país e tem a sua frente o prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), que cumpre seu segundo mandato.

Durante meses, dados foram levantados por meio de uma pesquisa disponibilizada por diversos institutos e órgãos com dados oficiais por meio de prestação de contas e gestão dos atuais prefeitos até o ano de 2022. Os levantamentos são feitos por grupos de municípios que variam de acordo com o número de habitantes, posteriormente um cálculo é realizado para concluir os melhores administrados.

Numa escala de 0 a 10, só 44% das cidades ultrapassam 5 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.

Considerado um dos mais importantes indicadores da qualidade da gestão pública brasileira, o Índice de Governança Municipal é elaborado pelo Conselho Federal de Administração. Para a realização desse ranking, os municípios são divididos em 8 grupos, conforme o número de habitantes e o Pib per capita.

Na elaboração do Índice de Governança Municipal, são considerados três dimensões da gestão pública brasileira: Finanças, Gestão e Desempenho. O Ranking de Eficiência dos Municípios e Governança Municipal leva em conta indicadores de saúde, educação, saneamento, gestão de verbas públicas, obras, apoio ao agronegócio, indústrias e comércios, transparência, colaboradores e atuação dos prefeitos, para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.568. O índice considera bases oficiais como MUNIC, PNUD, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Ipea, entre outros.

O IGM-CFA está no Grupo 5 composto por 177 municípios brasileiros. Três Pontas obteve 8,65 (IGM) e 8,20 (Melhor do Grupo), bem acima da média do grupo que foi de 5,69.

O prefeito Marcelo Chaves comemora a conquista e diz que o fato de Três Pontas seguir ocupando a 1ª colocação no índice nacional é motivo de orgulho porque, mostra que os trabalhos administrativos e a cidade como um todo estão no caminho certo. Ele reconhece que todo gestor tem a obrigação de trabalhar por uma administração eficiente. e

“O IGM, validado pelo Conselho Federal de Administração, é de extrema relevância. Ele nos mostra que com união, responsabilidade, transparência, comprometimento, idoneidade conseguimos transformar a realidade dos nossos municípios, consequentemente, do nosso estado e do nosso país”, destaca o prefeito que adotou para a sua Administração o slogan “Governo de Paz, Governo que Faz!”.

Na região dois municípios além de Três Pontas estão entre o top 100 no ranking, sendo Alpinópolis (MG), que é um dos municípios que mais tem desenvolvido, ocupando a 19ª posição e São Sebastião do Paraíso (MG) que ocupa a posição 78ª.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here