Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

Obra se arrastava desde 2015 e Prefeitura precisou investir recursos próprios para concluir e colocá-la em funcionamento, no bairro Eldorado

Três Pontas testemunhou um momento de celebração e conquista na última segunda-feira (19), com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Mário Fernandes de Carvalho. O evento contou com a presença de autoridades locais, servidores da Educação e dos deputados estadual Mário Henrique “Caixa” (PV) e o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), familiares do homenageado e profissionais que atuaram com ele na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Mário Fernandes de Carvalho oferece uma estrutura completa com salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, lavanderia, lactário e salas administrativas. O espaço novinho encantou as crianças que começaram o ano em um local bem mais aconchegante.

A unidade atende crianças de 4 meses a 5 anos, divididas em 16 turmas de creche e mais 6 do pré escolar e conta com 40 profissionais. O número de vagas foi ampliada de 230 para 300. A construção começou em 2015, passou por várias gestões, demandou viagens a Brasília no Ministério da Educação e recursos próprios para concluir as duas creches que segue o mesmo modelo arquitetônico e tamanho, como a do Complexo Randal Diniz no bairro Padre Vitor, entregue em janeiro de 2023.

Em um discurso pontual, a secretária municipal de Educação, Mariane Pimenta, expressou gratidão e reconhecimento a todos os envolvidos nesse projeto que representa um marco na educação infantil do município. Ela começou saudando o prefeito Marcelo Chaves e o vice-prefeito Luisinho pela excelência de gestão e pela confiança depositada em sua equipe. Também estendeu os agradecimentos aos vereadores e ao deputado Diego Andrade pelo apoio fundamental, especialmente na melhoria da frota do transporte escolar.


A secretária destacou ainda o apoio do deputado estadual Mário Henrique Caixa, cujas emendas parlamentares contribuíram significativamente para melhorias na infraestrutura das escolas e creches municipais. Ela ressaltou o compromisso com a educação como uma prioridade de Três Pontas e agradeceu a colaboração dos colegas secretários e da Secretaria de Transportes e Obras.

Mariane Pimenta também fez questão de homenagear o professor Marcos Fernandes de Carvalho, cujo legado foi lembrado com carinho e gratidão por toda a comunidade. Ela recordou os desafios enfrentados desde o início de sua gestão na Secretaria Municipal de Educação e destacou a conclusão das obras do Centro Municipal de Educação Infantil como uma das principais demandas do prefeito Marcelo. Com recursos próprios do município, a obra representa um investimento essencial para suprir a demanda por vagas em creches e atender às necessidades das famílias.

Mariane Pimenta expressou sua gratidão à diretora Ane Elize Girardello e toda a equipe pelo empenho e dedicação na realização desse projeto tão significativo. Destacou o papel fundamental dos profissionais que estão trabalhando no Centro, desempenhando a função de verdadeiros anjos na vida das crianças, promovendo o desenvolvimento integral e a construção de sonhos.

O vereador e presidente da Câmara Antônio Carlos de Lima, expressou sua felicidade em entregar mais esta obra e revelou a demanda de vagas em creches. Ele espera que outras unidades educacionais sejam construídas para diminuir a fila de espera, pois muitas pessoas procuram os vereadores, na tentativa de que eles possam resolver o problema. 

O diretor da Escola Tancredo Neves José Lúcio Mesquita, foi escolhido para falar em nome da família. Eles estavam extremamente emocionado e muitos choraram, principalmente ao ouvir as palavras de carinho destinado ao Mário Professor, o ex-vereador, o ex-presidente da Câmara e o entusiasta da música. Na visão dele, é com pesar e ao mesmo tempo, reverência que se rende homenagem a um homem extraordinário. Em sua simplicidade, encontrava-se uma grande incomum, uma aura que radiava luz por onde passava. Vários adjetivos foram destacados por José Lúcio, para citar o amigo que ele perdeu – benevolente, sabedoria ímpar, humilde, sincero e honesto, foram mencionados. 

O deputado estadual Caixa parabenizou Luisinho que tem sido o braço direito de Marcelo, que enfrentam juntos as dificuldades e que não teria tanto sucesso se não tivesse um vice como Luisinho. Ao colega Diego Andrade, destacou o envolvimento dele em todas as áreas e sido referência pela sua atuação. Sobre ele, Caixa diz ter distribuído bem as emendas, buscando trazer uma melhor qualidade de vida e se compromete a fazer sempre mais pela sua terra natal. 

O deputado defendeu o trabalho realizado pelos vereadores que são os que mais ouvem as demandas que são sempre maiores com o crescimento da cidade. Caixa concluiu seu discurso, enfatizando que sua maior alegria (e acreditar ser também do deputado Diego), ver que um recurso destinado trouxe resultados, foi bem aplicado e isto tem acontecido muito bem em Três Pontas, na Prefeitura, na Vila Vicentina, na Santa Casa, na Apae e nas polícias Militar e Civil. 

Diego Andrade começou falando das boas lembranças que tem de Mário e do seu companheirismo com a sua candidatura, quando disputou a primeira Eleição. Mário trabalhava no Sest Senat e andava com a mãe de Diego, Clélia Andrade, pela cidade distribuindo seu material de campanha. Quando perguntou ao ex deputado Dilzon Melo, que também foi prefeito de lá, quantos votos teria em Varginha, ouviu que se tivesse 1.500 poderia estar satisfeito. O resultado foi de 8.500 votos, quando pouquíssimas pessoas o conhecia. 

O deputado aconselhou Fernando a voltar à política, mais ele quis lançar a vereadora Selena do Caté, de quem era amiga e a Câmara ter uma mulher representante do povo. Falando da obra, disse que a obra ficou muito bonita e é resultado da construção de muitas mãos e que ela seja o exemplo para muitos que Três Pontas precisa.

O vice prefeito Luisinho representou o prefeito Marcelo Chaves que teve problemas de saúde e não participou das inaugurações desta tarde. Luisinho foi vereador com Fernando em 2020 e foi uma experiência muito boa na Câmara. Pouco antes da pandemia da Covid-19 o ter tirado de forma tão abrupta, Luisinho esteve na casa de Fernando acompanhado dos vereadores Luan e Maycon e eles relembraram momentos que viveram no Poder Legislativo na época. Depois, o diretor do Instituto de Transportes e Logística (ITL), o ex-vereador João Victor Mendes, sugeriu o nome dele para dar nome a este Centro Municipal de Educação. 

Em um segundo momento de sua fala, o vice prefeito contou que participou do começo da construção desta creche, na época como vereador. Ele demonstrou a tristeza de ver a obra parada, o prédio fechado, assim como na Creche Dona Anita, sem previsão de serem concluídas, enquanto famílias precisavam de vagas. Quando Marcelo assumiu a Prefeitura e ele era ainda vereador, o prefeito comentou que terminaria estas obras e fariam outras que nunca foram feitas. O tempo passou, Luisinho se tornou vice prefeito e depois que começaram a equipe de trabalho conseguiu cumprir o slogan “governo de paz, governo que que faz”. A Administração além de fazer, trouxe paz, porque não importa a bandeira política. Provocou a união dos deputados que trabalham por Três Pontas, que estavam de lados opostos. “Hoje, uniu-se municipal, estadual e federal e fez-se coisas que Marcelo falou lá atrás. E uma dessas realizações dentre tantas, estão as duas creches. Foram muitas viagens até o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), buscando autorização para utilizar recursos próprios para terminar as obras e comprar o mobiliário”, explicou Luisinho. 

 

Antes de terminar, o vice anunciou que eles estariam indo inaugurar a “menina dos olhos” do prefeito Marcelo, que transformou uma estradinha estreita de terra em uma das grandes potencias, a Estrada do Foguetinho, um dos quesitos capazes de transformar a história da industrialização de Três Pontas. 

A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Mário Fernandes de Carvalho, representa não apenas a entrega de uma obra, mas o cumprimento de um compromisso com o futuro e o bem-estar das crianças de Três Pontas. É um marco na história da educação do município, que reflete o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos nesse importante projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here