Desde o dia 14 de setembro, data de início da novena em preparação ao 116º Aniversário de Morte do Beato Padre Victor, os trespontanos vivem um momento forte de fé. Por conta da pandemia da Covid-19, a Igreja ainda restringe a presença dos romeiros e devotos de outras localidades, mas eles foram chamados a criar uma Igreja doméstica em suas casas e rezarem através das redes sociais da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e da Associação Padre Victor.

Os horários de novena que tradicionalmente eram três, em 2021 foram ampliados para cinco celebrações eucarísticas – 6h, 9h, 12h, 15h e 19h, presididas pelos sacerdotes das três paróquias de Três Pontas e com presença apenas de moradores da cidade. Os fiéis tiveram que chegar cedo, enfrentar fila para entrar na Matriz D’Ajuda, onde estão os restos mortais do Beato Padre Victor e se acomodarem em locais já definidos, para evitar aglomeração.

Durante a celebração das 6:00 da manhã, nesta quarta-feira, último dia de novena, o vigário paroquial padre Márcio Paulino Arantes Júnior, deixou um pedido aos fiéis para encerrar este tempo sagrado e começar uma nova estação, a primavera. “A festa coincide com a chegada de uma nova estação. As vezes a gente pede tanto um sinal para Deus e o sinal é este, uma nova estação. Chega de secura, chega de frieza, é tempo de florir, assim como nos ensina o Beato Padre Victor. É tempo de sermos novos. Ao sair da Igreja para ir para seu trabalho ou para casa, pegue a primeira flor que ver na rua no chão e você vai gravar isso. Chega, já passou muita coisa, é tempo de florir e a novena nos ensinou a sermos novos, e este é o milagre que o Beato nos ensina”, pregou padre Márcio.

Nesta quarta-feira (22), o bispo Dom Pedro Cunha Cruz encerra a noite os festejos da novena preparatória, as 19 horas. Hoje ainda tem missa as 12h, 15h e 19h.

Já amanhã, quinta-feira, 23 de setembro, as celebrações serão às 9h e as 19h. Às 9:00 da manhã, a missa também será presidida por Dom Pedro Cunha Cruz e em seguida sairá uma enorme carreata pelas ruas e avenidas da cidade. Os moradores são convidados a enfeitarem a porta de suas casas. O percurso vai contemplar todas as comunidades urbanas da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda e vai passar em frente a igrejas Matriz D’ Aparecida e Nossa Senhora das Graças. (veja o trajeto abaixo)

Por causa da pandemia, ainda não haverá nenhuma estrutura montada para receber os devotos, por isso a orientação da organização da festa é que eles não venham. A cidade não será fechada, mas não haverá comércio ambulante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here