Fotos: Denis Pereira - Equipe Positiva

 

14 de setembro é tradicionalmente um dia em que os católicos devotos do Beato Francisco de Paula Victor iniciam um compromisso com a fé. Todos os anos é o início da novena preparatória a Festa do Padre Victor. Este ano,  a 114ª Festa do Aniversário de Morte que pede a sua canonização,  levou neste sábado uma multidão para a igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, no primeiro horário, logo as 5:00 da manhã. Os devotos saíram em procissão com o pároco Cônego José Douglas Baroni e o padre Roberto Donizetti Cardoso. Este último rezou o terço, no contorno que a procissão fez na Praça Tristão Nogueira, a Praça da Fonte. Junto ao povo, o andor com a imagem de Padre Victor foi carregado por fiéis.

Romeiros vestidos de camiseta azul, vieram de Paraguaçu

Nas primeiras fileiras da Matriz, cerca de 40 romeiros vindos de Paraguaçu (MG) assistiram a primeira missa da novena. No dia que a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz, o Cônego Douglas Baroni disse durante a homília do evangelho, que os gestos e as atitudes das pessoas são marcadas pelos mistérios da santíssima cruz de Nosso Senhor Jesus Cruz. A cruz foi a grande marca do Beato Padre Victor. A sua vida foi uma entrega generosa, nos braços da cruz do Senhor. “Se cruz é humilhação, Padre Victor sofreu imensamente tamanha humilhação, se a cruz é despojamento, a vida do Beato foi um martírio branco da cruz, não de sangue mas de lágrimas e do silêncio, da dor e da ignorância dos homens. Padre Victor sofreu porque acreditou na cruz do Senhor”, pregou o sacerdote. Ao concluir, desejou que estes dias sejam de graças e bênçãos e que as pessoas encontrem o amor do Senhor, e sigam o exemplo da vida perfeita de Padre Victor.

Como em todos os horários, a oração pela canonização de Padre Victor foi feita após a distribuição da comunhão, antes dos ritos finais.

A novena de Padre Victor segue até o dia 22 de setembro, com missas as 5:30 da manhã, as 15:00 e as 19:00 horas. Antes da missa da manhã, tem a procissão da penitência as 5:00 horas. Porém, amanhã, domingo, a procissão é as 6:30 e a missa as 7:00.

Neste período, os devotos são chamados a fazer um gesto concreto doando alimentos, que serão distribuídos para às famílias carentes. Ao lado o altar de Padre Victor, há uma caixa onde as doações podem ser deixadas.

Durante os 9 dias da novena, os internautas podem rezar a novena pelo facebook da Equipe Positiva.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here