Foto: Arquivo EP

 

Sem poder ainda celebrar missas com a presença das pessoas, as três paróquias de Três Pontas, programaram missas que irão ser transmitidas pela internet, para a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira. As missas terão apenas a presença dos celebrantes e da equipe de liturgia, assim como está acontecendo desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

Em seguida, os padres seguirão em carro aberto em carreatas que vão percorrer ruas e avenidas dentro do território paroquial, com o Santíssimo Sacramento, abençoando as famílias durante o trajeto. Os moradores foram orientados a enfeitar as casas e doarem alimentos, que serão distribuidos para as famílias carentes cadastradas nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora D’Ajuda e Nossa Senhora das Graças.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, padre André Rodrigues Vilas Boas, explica que o Santíssimo só pode sair para as ruas duas vezes por ano, sendo no Dia da Ressurreição na procissão e no Dia de Corpus Christi, quando as pessoas tem o hábito de enfeitar as ruas com lindos tapetes coloridos para Jesus passar. Corpus Christi é uma festa que surgiu na Igreja Medieval para que se mostre Jesus no corpo e sangue, com a demonstração pública da sua presença no meio do povo.

Na Paróquia D’Aparecida, todos os anos, é celebrada a missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e depois a procissão segue até a Matriz. Como tudo está diferente este ano, por causa da pandemia do Covid-19, o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o Conselho Administrativo Paroquial (CAP) acolheram muito bem a realização da carreata. Quando foi comunicado aos paroquianos eles ficaram muitos felizes, revela padre André. “Eles estão sentindo esta necessidade de ver Jesus na hóstia sagrada de estar comungando na eucaristia. E como neste momento de pandemia, os bispos ainda não autorizaram a abrir as Igrejas, as pessoas que estão necessitadas de Jesus, ficaram muito alegres e contentes, porque terão a oportunidade de ver a carreata passar na porta de suas casas”, justificou.

As pessoas foram orientadas a enfeitar as portas e janelas de suas residências por onde o Santíssimo irá passar. Padre André seguirá em carro aberto que estará enfeitado e fará algumas paradas dar as bênçãos. Ele pede que ninguém não fique aglomerado nas calçadas e permaneçam na porta ou janelas.

Outro pedido é que as pessoas façam o gesto concreto e doem alimentos não perecíveis, que serão distribuídos às famílias carentes cadastradas na paróquia e que recebem ajuda o ano inteiro.

Por causa da pandemia será diferente, pediu para as pessoas enfeitar apenas as portas e janelas de suas casas e como gesto concreto em prol das famílias carentes façam a doação de alimentos que são distribuídos às famílias carentes ao longo do ano.

Neste momento de tantas dificuldades, padre André Rodrigues deixa uma mensagem de conforto e confiança. Ele diz que as pessoas precisam confiar em Deus pois estas dificuldades vão passar. Ele entende que a pandemia tira a liberdade das pessoas, encontrarem com Deus, estar com familiares e amigos, mas ela serve para que todos mudem seus hábitos e se reeduquem. A pandemia vai fazer com que muitos tomem consciência de tudo que está acontecendo e quanto é importante a convivência com os outros. O sacerdote pede que todos rezem e dêem mais atenção aos idosos, que são do grupo de risco e são orientados a ficarem em casa e não receber visitas. “Eles sentem falta de companhia e neste período ainda mais. Que vocês os liguem e levem um pouco de alegria para que eles não se sintam sozinhos e abandonados”, refletiu.

Veja os horários das missas e carreatas de Corpus Christi

Paróquia Nossa Senhora D’ Aparecida
9:00 horas – Missa solene
10:00 horas – Carreata

Trajeto – Saindo da Praça D’Aparecida, Rua Cônego José Maria, Travessa das Flores,
Rua Dr Carvalho de Mendonça, Rua José Fernandes Torres, Rua Espírito Santo, Rua Maceió, Rua São Paulo, Rua Professora Alzira de Brito Campos, Rua Mato Grosso, Rua Amazonas, Avenida Ipiranga, Avenida Caio de Brito, Rua Domingos Ferreira Brito, Avenida Oswaldo Cruz, Rua 12 de outubro, Praça D´Aparecida e Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

Paróquia Nossa Senhora D’ Ajuda

Missa solene as 9:00 horas, em seguida carreata

Trajeto: Saindo da Igreja Matriz, à direita na Rua José Luiz de Mesquita, à esquerda na Rua Dr. Joaquim de Brito, seguindo na Praça do Centenário, à direita na Rua Boa Esperança, à esquerda na Rua Bomfim, à esquerda na Rua Caetano Pessi, à direita na Rua Derly Maria de Mendonça, à esquerda na Rua Genival Clayton Neves, à esquerda na Rua Antônio Batista de Castro, à esquerda na Rua João Romão de Oliveira, à direita na Rua Um, seguindo na Avenida Gabriel dos Reis, à direita na Rua Nepomuceno, à esquerda na Rua Ouro Preto, à direita na Rua Campos Gerais, à esquerda na Rua Curral Del Rei, à direita na Avenida Juvenal Corrêa de Figueiredo, seguindo à direita na Rua Agnelo Araújo, à esquerda Rua Benjamim da Silva Campos, à direita na Rua Barão da Boa Esperança, à esquerda na Rua Tiradentes, à esquerda na Rua Dr. Frederico Meinberg, à direita na Praça Monsenhor Silveira, seguindo na Rua Marques de Abrantes, à direita na Avenida Senador Josino de Brito, à esquerda na Rua Dr. Aureliano Azamora, à direita na Rua Maria Caetana, à esquerda na Rua Tupiniquins, à direita na Rua Nossa Senhora D’Ajuda, seguindo à direita na Rua Tupã, à direita na Rua Tapuias, à esquerda na Rua Tupi, à Direita na Rua Aimorés, à esquerda na Avenida Senador Josino de Brito, à direita na Rua Nossa Senhora D’Ajuda, à direita na Rua José Maximiano Ferreira de Brito, à esquerda na Rua Paraguaçu, à direita na Rua João Carvalho de Brito, à esquerda na Rua Dr. Artur Brandão, à direita na Rua Eloi Mendes, à direita na Rua Coqueiral, à esquerda na Rua Dr. Henrique de Carvalho, à direita na Rua Magnólia, à esquerda na Rua Antônio Astrogildo Rabelo, à esquerda na Rua Ponta Grossa, à direita na Rua Duque de Caxias, à esquerda na Rua Imperatriz Leopoldina, à direita na Rua Frei Caneca, à esquerda na Rua Dr. Joaquim de Brito, à esquerda na Rua Barão do Rio Branco, à direita na Praça Cônego Victor chegando na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda.

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Missa as 15:00 horas
16:30 – Carreata com o Santíssimo Sacramento

(Até a publicação desta reportagem, não havia sido autorizado a publicação do trajeto da carreata da Paróquia)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here