Na foto, Melissa Chaves está no saguão do Congresso Nacional em Brasil, ao lado do quadro de Celina Guimarães Viana, a professora brasileira e primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte

 

DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO: “Tudo o que é feito na nossa secretaria, é muito planejado e sempre no intuito de atender com excelência aos empresários e comerciantes”

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher fomos recebidos na Prefeitura pela secretária de Desenvolvimento Econômico Melissa Chaves. Mulher forte na administração e na equipe do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), ela afirma que trabalhar no poder público é um grande desafio e que exerce sua função com muito amor, profissionalismo e dedicação. “Tudo o que é feito na nossa secretaria é muito planejado e sempre no intuito de atender com excelência aos empresários e comerciantes, criando estratégias para atrair cada vez mais empresas, gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida dos trespontanos, que é o nosso grande objetivo”, explica Melissa.

Mudança de cultura
Pelo que indicam os dados econômicos levantados até o momento, a economia de Três Pontas ainda é muito sustentada pela agricultura, especialmente pelo café, que é o nosso principal produto. Se no perímetro rural os cafeicultores conseguiram resistir às crises , principalmente às relacionadas a intempéries climáticas; na cidade, o município se tornou um importante polo do plástico, ramo industrial que vem apresentando grande desenvolvimento através das ações empreendedoras dos próprios empresários, que vêm investindo cada vez mais no setor.

A atração de novos e diversificados investimentos para Três Pontas é o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, antes denominada Indústria e Comércio. Segundo Melissa, desde que a atual Administração assumiu a gestão, um amplo e detalhado planejamento tem sido realizado para o desenvolvimento sustentável do município, a curto, médio e longo prazos. “Entendemos que a agricultura é extremamente importante para a nossa economia e que em Três Pontas ela é encabeçada pelo café. Porém sabemos que ela não pode ser a nossa única fonte de renda. Queremos impulsionar o agronegócio buscando uma sinergia entre a cafeicultura e as indústrias voltadas para o agro. Unindo essas potencialidades vamos atrair mais empresas, gerar empregos expressivos e conquistar visibilidade e destaque perante os outros municípios da nossa região”.

Segundo Melissa, a Administração pública torna-se um grande investidor caso saiba aplicar corretamente e de forma eficiente os recursos públicos. “Foi-se o tempo em que Administração boa era aquela que pagava a folha dos servidores e prestadores de serviços em dia. Isso é obrigação! Uma gestão eficiente precisa se programar para o desenvolvimento da cidade em médio e longo prazos, com investimentos em infraestrutura e incentivos para o crescimento das empresas ja sediadas aqui.

Um exemplo disso é a realização da obra de infraestrutura que liga o Distrito Industrial à Avenida do Foguetinho, chegando na MG 167. Hoje, de acordo com a secretária, os empresários não esperam mais grandes contrapartidas da Prefeitura, nem mesmo doações de terreno. A mudança de paradigma tem sido tão expressiva, que a maioria dos protocolos de intenções para instalação e ampliação de empresas são para a compra de terrenos, mesmo sendo em áreas públicas.

Hoje as solicitações dos empresários são muito mais voltadas para obras de drenagem, asfalto ou apenas água e energia. Vale ressaltar que os recursos das alienações de terrenos, realizadas de forma transparente e através de concorrência pública, não podem ser utilizados para despesas de custeio, apenas para despesas de capital, ou seja, mais obras de infraestrutura no próprio Distrito e em toda o município. Graças a esses investimentos pelo Poder Público Municipal, estamos vivendo um bom momento, onde tudo está fluindo rumo ao desenvolvimento da nossa cidade! garantiu Melissa.

Ações políticas

Ações políticas são sempre fundamentais. Entendendo que Política não é somente a campanha em si (forma como as pessoas são investidas em cargos públicos eletivos). A verdadeira política é feita por meio de ações e criação de políticas públicas voltadas para o atendimento da população. O político é importante porque ele tem capacidade de nos representar perante outras esferas governamentais. Felizmente, Três Pontas tem representantes fortíssimos no Estado de Minas Gerais, como o Mário Henrique Silva (Caixa – PV) e no Governo Federal, com o deputado Diego Andrade (PSD/MG). Ambos abrem portas para Três Pontas, mostram os caminhos e mandam recursos financeiros, o que faz toda a diferença para que nossa cidade seja sempre lembrada no mapa de Minas e do Brasil.

Plano de Desenvolvimento Econômico

Para se conseguir fazer políticas públicas assertivas é preciso conhecimento técnico e obter dados do Município através de diagnósticos. Segundo a secretária Melissa, o papel do gestor é justamente identificar qual a prioridade do momento, mas sem abandonar o planejamento a longo prazo, pois uma cidade melhor e mais evoluída só será construída se tivermos uma visão futurista. Por isto está sendo criado, a várias mãos, um plano de desenvolvimento local. “Precisávamos entender quais são as nossas potencialidades e as deficiências, por isso fomos atrás de dados atualizados que nos nortearão em nossas ações”.

Um dos pontos analisados no diagnóstico foi o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), que demonstra a riqueza de uma localidade. O importante, como disse Melissa, não é ter somente um PIB alto e sim um bom PIB per capita, como no famoso Vale do Silício. Esse indicador demonstra que a renda está sendo bem distribuída, ou seja, a riqueza não está concentrada nas mãos de poucos e sim distribuída para toda comunidade. Por isto estão sendo buscados dados estatísticos, pois ao identificar as potencialidades de Três Pontas fica mais fácil atrair investimentos para a cidade!

Saúde
Nos últimos anos a área da saúde teve uma atenção especial de todas as esferas de governo por conta da pandemia da Covid-19. Como exemplo. Três Pontas tem hoje mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do que antes. Um dos trabalhos políticos que está sendo realizado pelo Prefeito Marcelo Chaves, que recentemente esteve em Belo Horizonte, é justamente garantir o financiamento de leitos para não ficar a mercê de não conseguir atender a todos na saúde.

O deputado federal Diego Andrade conseguiu uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde para tratar do tema e teve, além da presença do prefeito, a do provedor Michel Renan Simão Castro, a da secretária de Saúde, Teresa Cristina Correia Rabelo, e representantes da microrregião de saúde, que tem o município de Três Pontas como sua referência.

Programa Jovens Talentos

Uma das grandes preocupações quando há geração de empregos é a mão de obra qualificada que atenda aos anseios das empresários. “É muito difícil atrair uma empresa se não existe mão de obra capaz de atendê-la”. O Programa Jovens Talentos visa atender as principais demandas dos empresários, capacitando a mão-de-obra jovem para o primeiro emprego. O diferencial deste programa é que o treinamento é feito da forma que a empresa necessita, capacitando o jovem para concorrer às vagas que não são atualmente preenchidas. É importante ressaltar que a capacitação não é uma garantia de vaga e sim uma boa oportunidade para que o jovem, ao se capacitar, tenha condições de disputar a vaga. Ou seja, o jovem vai ter que passar por dois testes meritocráticos fortes – terminar o curso com excelência e ainda concorrer à vaga na empresa, porém com o diferencial de já estar capacitado por uma instituição de referência, que é o Senac.

“O nosso objetivo é dar tranquilidade ao empresário, que muitas vezes necessita para alguns cargos, que a pessoa tenha experiência, o que o jovem geralmente não tem. O Jovens Talentos é como se fosse um pontapé inicial para que o candidato tenha as competências necessárias que a empresa contratante precisa. O programa vai entregar um funcionário capacitado e depois, no dia-a-dia da empresa, o empregador vai modelá-lo como desejar”, explicou.

O primeiro curso ofertado pelo programa surpreendeu pela alta procura para a capacitação de Assistente Administrativo. Foram 85 inscritos para 40 vagas, o que foi considerado um grande indicador de sucesso. Quem não conseguiu desta vez, não precisa desanimar, pois muitos outros virão. Alguns na área de tecnologia, como E-comerce, Informática, Marketing para web, além de outros como alta performance em atendimento, vendas e negociações. Sendo estes últimos demandados pela Associação Comercial e Agroindustrial, através do presidente Bruno Dixini Carvalho, que solicitou um foco maior também para o comércio.
Vale ressaltar que o Senac entendeu o quanto o Programa Jovens Talentos é robusto, relevante e audacioso, dando a ele a importância merecida e colocando o Municipio de Três Pontas no Programa Senac de Gratuidade. Ou seja, não existe na cidade unidade física do Senac, mas hoje temos à disposição todos os cursos que são gratuitos pelo serviço, em âmbito federal e estadual.

Seminário Trilhas

O Desenvolvimento Econômico também se realiza através da cultura e do turismo. É justamente para estimular e intensificar o turismo no nosso município que entre os dias 4 e 7 de abril será realizado o Seminário Trilhas – Desenvolvimento, Turismo e Liderança, uai! – que promoverá discussões acerca do desenvolvimento econômico e social da região, com ações indutoras para o desenvolvimento da atividade turística em sua multidisciplinaridade, como o turismo rural e o turismo de experiência, além de capacitações para os empreendedores do negócio do turismo, em torno da temática principal do evento.

O foco central do evento é mostrar como podemos atuar para impulsionar o turismo de Três Pontas em torno dos pilares da Fé, da Música e do Café. A ideia é criar uma atmosfera impactante e positiva para os visitantes que estarão na cidade durante a semana do Seminário e estimular a participação de bares, restaurantes e empresas ligadas ao setor. Para garantir uma boa experiência a todos, o Senac promoverá cursos gratuitos de capacitação que antecederá o evento, com o foco na elaboração e apresentação de pratos e na arte de bem receber. Os bares e restaurantes que quiserem fazer parte desse importante evento poderão enviar seus funcionários para participarem, porém lembrando que as vagas são limitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here