Dia 1º de janeiro as 10:00 horas da manhã, tomam posse os vereadores, prefeito e vice para a gestão 2021-2024. Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia adotará protocolos sanitários que já foram definidos pela equipe de cerimonial e segue orientações das autoridades de saúde e da Justiça Eleitoral, respeitando o limite do espaço para cumprir o distanciamento físico exigido. O uso de máscara será obrigatório.

Ao invés de um grande público, as pessoas estão recebendo convites para acompanhar a transmissão ao vivo da posse, que será feita pelo Facebook e pelo site oficial da Câmara Municipal.

Cada um dos que serão empossados, poderá ter dois convidados, que ocuparão uma cadeira  já demarcada dentro do Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves. Estes convidados, inclusive os jornalistas dos veículos de comunicação, deverão apresentar um convite para ter acesso a parte interna do prédio do Poder Legislativo. Por isso, o portão de entrada estará fechado.

A previsão é que a posse comece, sem atrasos, às 10 horas e que todo o ritual dure duas horas e meia.

De acordo com o assessor de imprensa da Câmara Municipal, Francisco Cândido, quem coordena a sessão é o vereador mais votado, neste caso, Maycon Douglas Vitor Machado. Ele é o atual presidente e recebeu 1.746 votos nas Eleições de novembro. Pelo roteiro elaborado, ele vai convidar prefeito e vice para ocupar a Mesa Diretora e depois deve chamar alguns dos eleitos para auxiliar nos trabalhos, quando recebe a documentação daqueles que serão empossados. Em seguida, os vereadores Antônio Carlos de Lima (PSD), Francisco Fabiano Diniz Júnior (PP), Geraldo José Prado (PSD), Luciano Reis Diniz (PV), Luan Donizeti Elias (PDT), Luiz Flávio Floriano (PDT), Maria Selena Silva (PSD), Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), Paulo Vitor da Silva (PP), Roberto Donizetti Cardoso (DEM) e Sérgio Eugênio Silva (Cidadania), tomarão posse para a 19° Legislatura.

Em seguida, acontece a Eleição da Mesa Diretora, para o o biênio 2021-2022, os cargos de presidente, vice e secretário. Estão inscritos para disputar o cargo de presidente, Maycon Machado, Paulo Vitor da Silva e Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó). A votação será pela segunda vez aberta e não secreta como acontecia anteriormente por causa de uma mudança no Regimento Interno da Câmara Municipal em a Lei Orgânica. Depois que a Mesa estiver eleita, o presidente faz o seu juramento.

O primeiro ato do novo presidente, é dar posse ao prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) e ao vice Luis Carlos da Silva. Eles também apresentam a documentação e depois farão o juramento. Seguindo o protocolo, será aberto espaço para os discursos. Cada um terá o tempo de três minutos para falar e será cronometrado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here