Foto: Arquivo EP

 

*Unidades básicas abrirão no dia 21 de março para fazer o cadastro, já que a procura está pequena e Secretaria tem urgência em coletar os dados para garantir recursos

Por causa da baixa procura dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Três Pontas, para fazer o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir todas as Unidades Básicas de Saúde, no sábado dia 21 de março, de 8:00 as 17:00 horas, exclusivamente para coletar informações dos moradores. Vários servidores estarão fazendo o cadastro. É preciso levar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço e o cartão de vacinas. O CPF é obrigatório inclusive para as crianças.

O levantamento segue uma determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar as informações sobre a população a fim de promover o planejamento de ações de saúde. O registro passou a ser um dos critérios para pagamento das equipes de saúde e recursos que virão para a melhoria da qualidade do atendimento.

O cadastro está sendo feito em todo o Brasil e as Prefeituras tem que fazer para não perder recursos. O repasse será proporcional ao número de usuários do SUS cadastrados nas unidades básicas. Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde Débora Helena Ribeiro, o prazo para o cadastro é curto e todos que tem dificuldades em ir aos postos durante a semana, devem aproveitar esta oportunidade.

Mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e já tem cartão do SUS, é preciso fazer o cadastro nas unidades de saúde, pois muitos serviços oferecidos pelo SUS são utilizados por elas, como no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e os serviços das vigilâncias. Apenas os pacientes atendidos pelo Programa Saúde Família (PSF), não precisam ir as unidades, pois os agentes de saúde já estão coletando os dados necessários e por isto eles não funcionarão neste dia, apenas os postos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here