Após análise técnica e administrativa, realizada pelo Governo Municipal
juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal de Santana da Vargem tomou a decisão de paralisar as atividades escolares da Escola Municipal Morro Cavado na zona rural no Município. A Secretaria Municipal de Educação avaliou e esclareceu a real situação. A decisão foi tomada e aprovada pelos membros do Conselho Municipal de Educação. A reunião foi registrada em livro de ata e assinada pelos presentes, ficando esclarecidos a todos que o principal critério para a tomada desta decisão, foi o baixo número de alunos.

A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal em comunhão com a Secretaria de Educação, apoiados por membros do Conselho Municipal de Educação e com o conhecimento da Superintendência de Ensino que delegou total autonomia para o município tomar tal decisão, levando em consideração a realidade do município nos dias atuais.

Apenas 22 alunos foram matriculados na unidade para cursarem em salas
multiseriadas, sendo uma sala para 1º e 2º período de educação infantil, uma sala para 1º e 2º ano do ensino fundamental e ainda uma terceira sala para 3º, 4º e 5º ano, porém, de acordo com a Legislação não é permitido que seja colocado em uma mesma sala alunos de educação infantil e ensino fundamental pelo fato de que tal ação prejudicaria a aprendizagem dos alunos, além do alto custo de manutenção da referida unidade escolar.
Com tal decisão, os alunos da Escola Municipal Morro Cavado não serão
prejudicados pois a Secretaria de Educação juntamente com a Prefeitura Municipal já disponibilizaram um ônibus escolar para o transporte dos alunos que já foram matriculados nas escolas situadas na zona urbana de nosso município acompanhados de um monitor, vale ressaltar que todas as escolas, municipal e estaduais, se colocaram a disposição para receber os alunos, ficando a cargo dos pais escolherem para seus filhos a escola que
julgarem atender melhor a necessidade dos mesmos.

Os gestores municipais lamentam o fato ocorrido e esperam que o número de alunos na comunidade seja novamente restabelecidos para o retorno das atividades escolares.

Edna Ozana Costa de Paula – Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

COMPARTILHAR