Foto: Arquivo EP

 

A Prefeitura de Santana da Vargem tomou novas medidas para tentar frear o crescimento de casos positivos de Covid-19 no município, provocado pela insistência dos moradores em promover aglomerações, seja em locais públicos ou em casas. O Comitê de Enfrentamento a pandemia se reuniu no início da manhã de terça-feira (19), para discutir as medidas a serem adotadas e depois promoveu um encontro com comerciantes, no Salão Nobre da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis. Participaram a secretária de Saúde Paula Figueiredo, o prefeito José Elias Figueiredo e o vice Paulo Barba. As decisões tomadas constam em um Decreto, que será assinado pelo prefeito Zé Elias. As medidas adotadas são válidas inicialmente até a próxima segunda-feira (25), quando a situação será reavaliada.

A partir desta quarta-feira (20), fica proibido o consumo local em bares, restaurantes e lanchonetes, seja alimento ou bebida álcoolica. Estes estabelecimentos podem funcionar somente com delivery. Segundo a secretária de Saúde Paula Figueiredo, esta foi uma alternativa que em prol do comércio em geral, atingindo assim, apenas de certa o segmento que está mais promovendo aglomerações.

Foi instituido também na cidade, a punição para quem estiver consumindo bebida alcoólica na rua, que também passa a ser proibido, evitando aglomeração nas  nas ruas e praças, já que as pessoas estavam comprando bebidas e consumindo nas praças. As festas que estão acontecendo em casas e áreas de lazer, também podem ser denunciadas e o dono do imóvel será responsabilizado e penalizado.

Para que a fiscalização aconteça serão contratados fiscais específicos que irão trabalhar em turnos, com plantões nos fins de semana. Eles irão verificar se os todos os estabelecimentos comerciais estão funcionando de acordo com as regras sanitárias impostas, se os que podem funcionar apenas com delivery estão funcionando, de acordom a Vigilância Sanitária. Estão estabelecidas a aplicação também de multas para os infratores.

A situação da pandemia está fora do controle na região, com um número de casos confirmados, provocados pelas festas de fim de ano e os cuidados de prevenção ao Coronavírus devem ser redobrados.

Já 10 meses de quarentena e, agora, as fases de flexibilização estão avançando cada vez mais para uma situação que coloca a microrregião que Santana da Vargem integra na onda vermelha. O município tem nesta quarta-feira 113 casos confirmados, três óbitos, um paciente hospitalizado, 9 em isolamento domiciliar e 100 já curados.

Fiscais contratados pela PMSV para a pandemia da Covid–19

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here