Fotos: Assessoria de Imprensa PMTP

 

Rua Purcina Scatolino, 55, no bairro Peret. Este é o endereço da Policlínica “Prefeito Azarias de Azevedo”, desde meados do mês de outubro deste ano. O imóvel construído na gestão da ex-prefeita Luciana Mendonça (2009/2012), foi concluído no mandato do ex-prefeito Paulo Luis Rabello (2013/2016) e recebeu adaptações posteriormente, ganha utilidade e foi inaugurado em uma cerimônia que contou com a presença de poucas pessoas na manhã desta segunda-feira (17).

O prédio que tem acesso para pedestres pela Avenida Zé Lagoa, é a maior Unidade Básica de Saúde de Três Pontas em número de atendimentos e por mês tem uma média de 2,3 mil pacientes atendidos e cadastrados aproximadamente 13 mil famílias. São atendimentos de enfermagem, administração de medicamentos, vacinas e curativos, realização de eletrocardiogramas, testes do pezinho, puericultura, coleta de exames para prevenção de câncer de colo de útero, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites virais, grupo de orientação aos diabéticos, consultas médicas nas áreas de clínica geral, cardiologia, pequenas cirurgias, cirurgia geral, anestesiologia, dermatologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, endocrinologia, atendimentos odontológicos de fisioterapia, de fisioterapia e nutrição, acompanhamento multi profissional à pacientes com tuberculose e hanseníase, entre outros atendimentos feitos na Políclínica, que conta com 28 profissionais e três estagiários para dar conta de toda a demanda.

A partir de 2019, o serviço será reestruturado buscando oferecer um melhor atendimento à população.

A nova Policlínica conta com salas mais amplas e arejadas: recepção com sala de espera, banheiros para pacientes e servidores, sala de pré consulta, seis consultórios médicos, consultório odontológico, salas para realização de eletrocardiograma, medicação, curativos, realização de pequenas cirurgias, vacinas, dispensação de fitas para glicemia capilar, arquivo, almoxarifado, copa e lavanderia.

O antigo prédio onde funcionava pertence ao Estado de Minas Gerais e demanda uma grande reforma. Ele irá ser revitalizado para receber a sede da Secretaria Municipal de Saúde e as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, conforme anunciou, a secretária municipal de Saúde  Teresa Cristina Rabelo Corrêa.

A solenidade de inauguração, contou com a presença do prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia (MDB), de secretários municipais, assessores da Administração, vereadores, servidores e familiares do homenageado, o ex prefeito Azarias de Azevedo.

Ao fazer seu discurso na primeira inauguração que leva seu nome como prefeito na placa, Marcelo Chaves, ressaltou que durante anos referida obra ficou fechada, sendo uma excelente construção até mesmo comparada a antiga Policlínica, que já não mais apresentava as características necessárias para uma unidade básica de saúde. Complementou dizendo que o imóvel inaugurado possui estrutura ideal para abrigar uma das UBS mais importantes do Município e encerrou pedindo proteção ao prefeito Azarias de Azevedo e falando para a população usufruir do espaço com saúde.

O homenageado

A filha do saudoso ex-prefeito Mariângela Azevedo, representou a família na inauguração e discursou em agradecimento à homenagem e contou sobre as realizações de seu pai, quando administrou Três Pontas.

Neto do Barão da Boa Esperança e filho de Luís Antônio de Azevedo e Purcina de Brito Azevedo, Azarias de Azevedo nasceu em 30 de dezembro de 1906. Era formado em Farmácia, pela UEFMG e grande exportador de café. Casado com Antonieta Amaral Azevedo, tiveram quatro filhos: Luís Carlos, Mariângela, Marialba, Sérgio Henrique e Marco Antônio. Tornou-se  líder político do PSD; Presidente do partido e após, eleito presidente da Câmara de Três Pontas. Grande amigo de Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Bias Fortes foi respeitado por grandes políticos do Brasil na época.

Após sua morte, o então governador de Minas Gerais Doutor Itamar Franco, homenageou sua memória com a Comenda da Inconfidência Mineira. Em 1946, época em que o idealismo estava acima dos poderes financeiros e interesseiros, foi Azarias o primeiro prefeito eleito pelo povo, depois da ditadura de Getúlio Vargas. Tomou posse em 08 de dezembro de 1947 e governou até 31 de janeiro de 1951.

Foi prefeito quando os gestores não eram renumerados, apenas recebiam verbas para combustível. Entre as obras e melhorias assinadas por ele está a construção do primeiro posto agropecuário, primeiro prédio de Correios e Telégrafos, grupo escola para  Santana da Vargem, ginásio anexo a Escola Coração de Jesus, término do grupo escolar Cônego Vitor, calçamento de uma parte central da cidade, captação de água pota´vel, criação do serviço “rockfeler” (auxílio aos fazendeiros), expansão da iluminação pública do primeiro Posto de Saúde (atual Policlínica) da primeira emissora de rádio (ZYV – 36), entre outras.
Realizou quermesses e carnavais e era apaixonado pelo futebol. Foi um dos fundadores do Três Pontas Atlético Clube (TAC) e eleito Presidente Vitalício. Azarias Azevedo morreu em 05 de novembro de 1972.

COMPARTILHAR

Comentários