Por Dr Humberto Gurgel

A cúrcuma ou açafrão, além de ser usada(o) como tempero, é reconhecida há séculos pela medicina chinesa como um tratamento natural para cuidar de inflamações, infecções , problemas gastrointestinais,diabetes,colesterol alto, Alzheimer entre outros.

Vamos explicar como funciona o princípio ativo da cúrcuma como benefício a saúde.

O que é a cúrcuma?

 A cúrcuma (Cúrcuma Longa) é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são bastante parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna. Enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um alaranjado profundo.

O principal ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra a mostarda.

É a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.

 Embora ainda estejam sendo feitos estudos a respeito dos efeitos da curcumina sobre o câncer, nota-se que em países como a Índia e o Sri Lanka, onde a cúrcuma é consumida diariamente a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que nos países que não têm o hábito de consumi-la.

Na próxima coluna vamos destacar, os benefícios da cúrcuma para a saúde.

CLÍNICA SANTÉ FAZENDO SEMPRE O MELHOR POR VOCÊ.

 AV.: PREFEITO OLINTO REIS CAMPOS, 220 – JARDIM BRASIL

TRÊS PONTAS – MG

TELEFONE: (35)3265-3324/(35)3265-3511

COMPARTILHAR

Comentários